Na quinta-feira (16/02/2023), a Presidente da SBPT, Margareth Dalcolmo, e o Secretário-Geral da SBPT, Ricardo Martins, participaram de uma reunião com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, em seu gabinete, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Além da Ministra, estiveram presentes o Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde/SECTICS, Carlos Gadelha; a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/SGTES, Isabela Cardoso; o Secretário Substituto de Atenção Primária à Saúde/SAPS, Felipe Proenço; Diretor de Programas/SAPS, Marcos Vinícius Soares Pedrosa; a Diretora do Programa/SGTES, Laíse Rezende de Andrade e a Jornalista/GM, Laura Xavier.
O objetivo do encontro foi estabelecer vínculos de colaboração entre a SBPT e o Ministério da Saúde para melhorar o atendimento na rede pública.
A SBPT contribuirá com a capacitação de profissionais para realizar espirometrias e diagnosticar precocemente as doenças respiratórias mais prevalentes: asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), tuberculose, câncer de pulmão e tabagismo.
A Sociedade também se comprometeu a auxiliar na incorporação das medicações para pacientes com asma e DPOC, dos novos tratamentos para a tuberculose e do investimento em diagnóstico rápido da tuberculose na rede básica de saúde.
Por fim, foi discutida a questão da recuperação da produção nacional da vacina BCG.
Na ocasião, a Presidente da SBPT foi nomeada como embaixadora da vacinação no Brasil.
Em 27 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciará um movimento nacional pela imunização, principalmente de idosos, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência. Leia mais aqui.
Para a Sociedade, foi satisfatório poder alinhar objetivos com a Ministra da Saúde e definir as etapas de trabalho que ajudarão a melhorar o cuidado com a saúde de todos os brasileiros.