Fechar

Busca no site:

Artigo do The Lancet aborda a probabilidade de sobrevivência à COVID-19

O artigo Likelihood of Survival of Coronavirus Disease 2019 discorre a respeito da importância dos dados sobre taxa de mortalidade na determinação da probabilidade de sobrevivência à COVID-19, bem como as medidas adotadas para o combate à doença.

Os autores descatam as seguintes considerações:

• A taxa de mortalidade de uma doença infecciosa mede a proporção de todos os indivíduos diagnosticados com uma doença que irão morrer desta doença. Para uma doença infecciosa emergente, essa razão é um indicador muito importante, não apenas da gravidade da doença, mas também da sua significância como um problema de saúde pública.

• Estimar a taxa de mortalidade em tempo real para a COVID-19 durante a epidemia é uma tarefa muito desafiadora. Todavia, essa razão é parte importante dos dados que irão ajudar a definir as respostas de várias autoridades de saúde pública e governamentais ao redor do mundo.

• As estimativas atuais da taxa de mortalidade pela COVID-19 variam dependendo dos conjuntos de dados e períodos examinados. Também podem variar de país para país devido à diferenças nas políticas de prevenção, controle e mitigação implementadas.

• A taxa de mortalidade por COVID-19 é 33 vezes maior que a da influenza sasonal em pessoas jovens na faixa etária de 20 a 29 anos.

• Na ausência de comorbidades, pessoas com COVID-19 com idade de 60 anos ou mais possuem aproximadamente 95% de chance de sobrevivência. Entretanto, essa taxa de sobrevivência diminui consideravelmente na presença de comorbidades.

O autor conclui que a estratégia de implementação de detecção, diagnóstico, isolamento e tratamento precoces parece útil, não apenas para o controle da disseminação da doença, como também para a diminuição da taxa de mortalidade.

Referência:

1. SHIGUI R. Likelihood of Survival of Coronavirus Disease 2019. Lancet Infect Dis. 2020 Mar 30. doi: 10.1016/S1473-3099(20)30257-7.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra .


Apoio: