O projeto “Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC): conhecendo o presente para mudar o futuro das pessoas” está concorrendo ao Prêmio Euro na categoria “Inovações em Processos Relacionados à Saúde”.
A iniciativa é do Dr. Luiz Vicente Ribeiro, coordenador do Departamento de Pneumologia Pediátrica da SBPT e do Comitê Executivo do REBRAFC.
“O REBRAFC é uma ferramenta nacional e inovadora de armazenamento e análise de dados de pessoas com Fibrose Cística (FC), com mais de 6 mil pacientes registrados. A estratégia partiu do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), formado por profissionais de saúde atuantes na área, com o propósito de criar e manter uma história das pessoas ao longo do tempo, incluindo aspectos do diagnóstico, tratamento e de desfechos de saúde. Seus dados já subsidiam decisões do Ministério da Saúde sobre novas drogas”, explica o Dr. Luiz Vicente.
O Prêmio Euro é patrocinado pela Eurofarma e incentiva ações que contribuam para uma melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas, que tenham resultados comprováveis e cujo planejamento, desenvolvimento, criação, execução ou pesquisa tenham sido realizados no território dos 17 países da América Latina onde a farmacêutica atua.
O projeto vencedor ganhará 500 mil euros. Além disso, 11 iniciativas serão contempladas com 50 mil euros. “Se formos premiados, todos os recursos serão integralmente investidos em sustentabilidade e melhorias do Registro e, em caso da premiação máxima, expandiremos o Registro para outros países da América Latina”, informa o pesquisador e finaliza com o pedido de voto:
“Fomos escolhidos entre 850 iniciativas inscritas por médicos de 16 países da América Latina. Se você é médico ou médica, contamos com seu voto para chegar na final!”