Fechar

Busca no site:

Leia as definições e os projetos em andamento da Diretoria da SBPT

Para se informar sobre as resoluções de Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), leia o resumo da ATA da reunião do dia 8 de junho de 2019.

  • Ausência da administradora, Cristina Braz

Após os pareceres jurídicos e comum acordo entre a colaboradora e a Sociedade, foi decidido pelo encerramento do contrato de trabalho da funcionária Cristina Braz, que vai passar um período afastada da SBPT para trabalhar na American Thoracic Society (ATS).

  • Encontro com os coordenadores de comissões e departamentos

Os coordenadores de comissões científicas e departamentos da SBPT vão participar da próxima reunião de Diretoria (12/07), em Brasília (DF), para conhecerem melhor a estrutura da Sociedade e discutirem sobre projetos e atividades futuras. Assim, cada representante também poderá expressar suas expectativas com relação à SBPT.

  • Revisão do Estatuto

Em reunião no centro de Treinamento SBPT, o grupo de análise do estatuto (Dr. José Miguel Chatkin, Dra. Irma de Godoy, Dr. Fernando Lundgren, Dra. Jussara Fiterman, Dr. Benedito Cabral Júnior, Felipe Vidal, Jadir Oliveira e Isabela Felizatto) discutiram as propostas de mudanças no documento feitas pelos associados.

Mais detalhes sobre as alterações serão esclarecidos na fase de revisão do conselho deliberativo e diretoria.

  • Cidade-sede dos Congressos SBPT 2021

O Gerente Executivo da SBPT, Jadir Oliveira, apresentou a grade de visitas e relatórios das Sociedades regionais interessadas em sediar o Congresso de 2021 da SBPT, conforme o cronograma abaixo previsto pelo Estatuto:

12/06/2019 Visita de inspeção em Curitiba (PR)
13/06/2019 Visita de inspeção em Vitória (ES)
17/06/2019 Visita de inspeção em Brasília (DF)
18/06 a 21/06/2019 Preparação do relatório das visitas
24/06/2019 Aprovação do relatório pela Diretoria
27/06 e 28/06/2019 Disponibilização on-line do relatório para o Comitê Técnico
05/07 a 13/07/2019 (meio-dia) Período de votação on-line
15/07/2019 Divulgação dos resultados

 

  • Campanha de valorização da espirometria

O Diretor de Defesa Profissional da SBPT, Dr. Flávio Mendonça, manifestou a preocupação dos associados com o aumento de espirometrias com laudos assinados por fisioterapeutas. O assunto foi ressaltado pelo associado Dr. Carlos Garcia (MT), via e-mail.

Foi esclarecido que o exame pode ser executado por outro profissional treinado, mas o laudo só pode ser expedido por pneumologista. Caso contrário, é considerado exercício ilegal da Medicina. Desta forma, a Diretoria sugeriu ao Dr. Carlos Garcia que prestasse queixa no Conselho Federal de Medicina.

Enquanto isso, a SBPT vai questionar o CFM e sobre o exercício ilegal da Medicina e sugerir o contato com o Conselho Federal de Fisioterapeutas.

Além disso, a Sociedade vai retomar o credenciamento de laboratórios de função pulmonar, revisar os requisitos estabelecidos e reabrir o Curso de Certificação em Função Pulmonar da plataforma EAD SBPT, agora com autorização formal da Associação Médica Brasileira (AMB).

A Sociedade vai, ainda, realizar uma campanha junto aos convênios de plano de saúde para reforçar que os exames só devem ser pagos quando feitos em clínicas homologadas pela SBPT e recomendar aos pneumologistas que não deem laudos de exames realizados a distância.

  • Nova plataforma EAD SBPT

Além dos colaboradores, os membros da Diretoria estão sendo treinados para se familiarizarem com a nova plataforma, ajudar os associados e propor soluções.

Os cursos de Saúde Respiratória, Curso Auxiliar na Formação do Especialista e Curso de Asma na Atenção Primária foram reabertos com matrícula por tempo indeterminado e acesso por 12 meses, contados a partir da inscrição do aluno.

  • Parceria da SBPT com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)

A SBPT estuda fazer um convênio com a CNRM para organizar o envio de um responsável das sociedades estaduais nas visitas técnicas de Residência Médica. O Diretor de Ensino, Dr. Alberto Cukier, vai solicitar uma discussão com a CNRM sobre os termos da proposta.

  • Congresso da SBPT de 2020

O Congresso da SBPT de 2020 está em fase análise da estrutura das salas, grade de aulas e sugestão de palestrantes internacionais.

O evento será realizado no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas (SP), do dia 08 ao dia 11 de outubro.

O Presidente da SBPT, Dr. José Miguel Chatkin, o Diretor Científico, Dr. José Antonio Baddini, e o Presidente dos Congressos, Dr. Mário Terra, se reunirão para adequar as funções de cada um e nomear um interlocutor junto à Secretaria da SBPT para os assuntos relacionados à programação científica.

  • Palestrantes brasileiros no Congresso da CHEST

A American College of Chest Physicians (CHEST) solicitou a inclusão de palestrantes brasileiros na grade do Congresso de 2020. Os nomes sugeridos pela Diretoria da SBPT conforme o notório saber e contribuições científicas na área de atuação são:  1 – Marcelo Amato e 2 – Patrícia Rocco (Ventilação Mecânica), 3 – Álvaro Cruz (Asma), 4 – Margareth Dalcolmo (Tuberculose) e 5 – Rogério de Souza (Hipertensão Pulmonar).

  • Contratação do aplicativo da SBPT

A empresa iTarget se propôs a entregar o módulo do aplicativo sobre o Congresso de João Pessoa antecipadamente e apresentar a versão completa no prazo de 4 meses, após a assinatura do contrato. A decisão de contratação será tomada pelo Diretor Financeiro, Dr. Luiz Paulo Loivos, após conversa com o Presidente, Dr. Chatkin.

Para mais informações, acompanhe regularmente as notícias no site da SBPT.