Fechar

Busca no site:

ProAR celebra 21 Anos de dedicação ao controle das enfermidades respiratórias

Na quinta-feira (4/4), o Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) comemorou 21 anos de serviços dedicados à assistência, ensino e pesquisa no campo da saúde respiratória. Marcado por um jantar especial, o evento reuniu a equipe de colaboradores do ProAR em uma celebração que homenageou não apenas as duas décadas de trabalho, mas também personalidades que contribuíram significativamente para a causa.

Na abertura do evento, o Dr. Álvaro Cruz, presidente da Fundação responsável pelo ProAR, e o Dr. Adelmir Machado, coordenador do Programa, compartilharam reflexões sobre a história e o impacto do ProAR no atendimento aos pacientes, treinamento de equipes e geração de conhecimento. Destacaram ainda o orgulho de terem visto o ProAR adotado como projeto de demonstração pela Organização Mundial da Saúde em 2007, um reconhecimento à excelência do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo compartilhou as perspectivas sobre o acesso facilitado a medicamentos para doenças respiratórias crônicas, destacando o esforço da SBPT pela facilitação do acesso a medicamentos gratuitos para estas enfermidades na Farmácia Popular no Brasil.

O evento também marcou a entrega do Prêmio ProAR 2024, uma distinção em reconhecimento ao papel destacado na capacitação de profissionais para o controle das enfermidades respiratórias no Brasil.

Instituído durante a 9ª Reunião Anual da Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas da Organização Mundial da Saúde (GARD) em 2014, o prêmio é concedido periodicamente a personalidades de destaque no cenário da saúde respiratória.

Além da Dra. Margareth Dalcolmo, também foram agraciados com o prêmio deste ano os Drs. Angela Honda; Jorge Pereira; Reine Chaves; Airam Faria; Isabella Paixão; e Fabiana Lima.

A celebração reafirmou o compromisso do ProAR com a missão de promover a saúde respiratória e melhorar a qualidade de vida dos pacientes em todo o país.