Fechar

Busca no site:

Selecionados pelos congressistas, três pôsteres ganham destaque no Congresso da SBPT

Os avanços na área de pneumologia e tisiologia foram evidenciados durante o recente Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo da SBPT e Congresso Paranaense de Pneumologia e Tisiologia, que aconteceram em Curitiba de 02 a 05 de agosto de 2023. 

Neste ano, além da tradicional premiação para trabalhos selecionados para apresentação oral, a Comissão Organizadora do Congresso decidiu destacar os três pôsteres que mais impressionaram os congressistas.

A partir de um formulário, os participantes puderam avaliar e destacar os trabalhos que, em sua visão, mais se sobressaíram. A medida visa não apenas valorizar o empenho e a qualidade dos estudos, mas também engajar ainda mais os congressistas no processo avaliativo.

Dentre os inúmeros pôsteres apresentados, três conquistaram as atenções:

1. O MEDICAMENTO DE PÓ SECO CHEGA AO PULMÃO DO SEU PACIENTE?

Neste trabalho, os autores investigaram a efetividade da entrega de medicamentos em pó seco às vias aéreas dos pacientes.

Dos autores: Isabela Gomes Rodrigues de Macêdo; Claudia Henrique da Costa; Thiago Prudente Bártholo; Nadja Polisseni Graça; Bruno Rangel Antunes da Silva; Paulo Roberto Chauvet Coelho; Elizabeth Jauhar Cardoso Bessa.

2. ALTERAÇÕES NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE TÓRAX EM PACIENTES PORTADORES DE ASMA GRAVE ACOMPANHADOS NO AMBULATÓRIO DE ASMA DA POLICLÍNICA PIQUET CARNEIRO, UERJ – UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA

O trabalho proporciona um olhar minucioso sobre as transformações em tomografias computadorizadas de tórax em pacientes com asma grave, seguindo sua evolução ao longo do tempo.

Dos autores: Isabela Leite Aziz; Beatriz Silva Chaves; Briana Alva Ferreira; Ana Paula Ramos Barreto; Rogério Rufino; Juliana Castro; Rabello; Claudia Henrique da Costa.

3. O VALOR PROGNÓSTICO DA MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DA OXIMETRIA DE PULSO DURANTE O TESTE DE CAMINHADA DE 6 MINUTOS NA DOENÇA PULMONAR INTERSTICIAL (DPI) FIBROSANTE CRÔNICA

Uma pesquisa que examina a correlação entre a monitorização da oximetria de pulso durante testes de caminhada e suas implicações prognósticas em pacientes com DPI fibrosante crônica.

Dos autores: Artur Zanelatto Santos; Franciele Plachi; Anna Carolina Campos de Azevedo; Kimberli Dantas Kafer; Litiele Evelin; Wagner; Marcelo Basso Gazzana; Danilo Cortozi Berton.

A iniciativa da Comissão Organizadora reflete a contínua busca da SBPT em valorizar e reconhecer o esforço dos profissionais da área. A participação ativa dos congressistas no processo de seleção ressalta o compromisso coletivo com o aperfeiçoamento e reconhecimento dos estudos apresentados.

Os autores dos pôsteres destacados receberam, em reconhecimento especial por seus valiosos aportes à comunidade de pneumologia, um certificado especial pela publicação.

Parabéns aos destaques!