Fechar

Busca no site:

Dia Nacional de Controle da Asma: podcast da SBPT aborda o estudo BRAEOS sobre asma grave eosinofílica

No podcast Direto ao Ponto SBPT de 10/06/2022, o pneumologista Dr. Rodrigo Athanazio comenta sobre o estudo multicêntrico nacional BRAEOS, que avaliou a prevalência do fenótipo eosinofílico em pacientes com asma grave no Brasil.

Leia o artigo no Jornal Brasileiro de Pneumologia.

Ouça o podcast, disponível nas plataformas Anchor, Spotify, Deezer, Google e Apple.

Sobre o estudo

Os pesquisadores recrutaram 385 pacientes com asma grave para caracterização clínica e inflamatória, em dez centros de referência.

Cerca de 40% deles tinham eosinófilos no sangue periférico acima de 300 células/mm3 e seriam candidatos a terapias com imunobiológicos. Destes, mais de 80% tinha perfil alérgico.

Os médicos analisaram os hemogramas dos pacientes, o histórico clínico, qualidade de vida e controle da asma.

Entre os achados adicionais, o estudo detectou baixa frequência de uso de corticoide oral crônico entre os pacientes com asma grave no Brasil (3,6%).

“Trata-se de resultado interessante que ressalta um hábito prescritivo distinto ao encontrado em coortes internacionais que chegam a ter 50% de pacientes com asma grave em corticoterapia oral crônica”, observa o Dr. Rodrigo Athanazio.

“Independente do perfil eosinofílico, pacientes com asma grave, em geral, têm baixa qualidade de vida. Além disso, mais de 60% não estão controlados”, alertou o especialista.