Fechar

Busca no site:

Diretoria SBPT inaugura gestão 2023/2024 com live no Instagram

A Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) do biênio 2023/2024, dra. Margareth Dalcolmo, conduziu uma conversa on-line ao vivo na PneumoLive de terça-feira (10/01), com o objetivo de apresentar a equipe e as frentes de trabalho da atual gestão da SBPT.

Participaram da live o atual Diretor de Ensino, dr. Clystenes Soares, o Diretor de Comunicação, dr. Waldo Mattos, o Diretor de Defesa Profissional, dr. Octávio Messeder, a Diretora de Assuntos Científicos, dra. Valéria Augusto, e a Diretora Financeira, dra. Maria Enedina Scuarcialupi.

Assista à PneumoLive completa ou leia logo abaixo um resumo sobre os temas abordados:

Em suma, a dra. Margareth Dalcolmo destacou as necessidades de aumentar o diálogo com o Ministério da Saúde, fortalecer as Sociedades Estaduais e cumprir com êxito a agenda de atividades científicas da Sociedade.

Diretoria de Ensino

O dr. Clystenes Soares destacou como propósitos da Diretoria de Ensino detectar quais são as eventuais defasagens de conhecimentos em Pneumologia e proporcionar atualizações que melhorem o atendimento médico.

O Diretor enfatizou que é preciso qualificar mais especialistas no país e, para que isso aconteça, a Prova de Título passará por adequações.

Além disso, ele falou sobre a importância de integrar as Diretorias de Ensino de cada Sociedade Estadual e identificar as aptidões, virtudes e eventuais deficiências regionais.

A Diretoria de Ensino da SBPT também pretende:

  • Ajudar os residentes a se prepararem para a Prova de Título;
  • Aumentar o número de residentes participantes do SBPT Acolhe, que acontecerá em abril, na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo;
  • Interagir com as Ligas Acadêmicas para despertar mais interesse pela especialidade.

Diretoria de Comunicação

O dr. Waldo Mattos comentou sobre dois objetivos principais da área de divulgação: aumentar a interação científica, por meio dos projetos, e informar a população sobre temas relacionados à saúde respiratória.

Os projetos previstos para os médicos são:

    • Podcasts sobre as publicações do Jornal Brasileiro de Pneumologia.

Além disso, a Diretoria pretende criar um Programa de Consultorias, por meio da interação entre sócios e comissões/departamentos científicos da SBPT. O serviço deverá facilitar a troca de experiências para casos clínicos difíceis, uma segunda opinião sobre diagnóstico, indicação de medicamento de alto custo, etc.

Para a comunidade, o objetivo é ocupar um espaço maior na mídia e transmitir dados sobre doenças respiratórias que tenham impacto na saúde pública, valorizando o trabalho dos pneumologistas.

Diretoria de Defesa Profissional

À frente da Defesa Profissional, o dr. Octávio Messeder pretende orientar os sócios sobre a telemedicina, com foco em teleconsultas mais eficientes, seguras e dentro da lei. Há um e-book previsto com uma sugestão de conduta pela SBPT.

Além disso, o Diretor estará em contato com a Associação Médica Brasileira (AMB) para vigilância da tabela de honorários médicos e acompanhará as ações parlamentares para eventuais interferências políticas.

O dr. Messeder sugeriu aos sócios que utilizem a página de Defesa Profissional da SBPT para denúncias de abusos de planos, auxílio ao gerenciamento de consultório e, em breve, perguntas e respostas.

Diretoria de Assuntos Científicos

A dra. Valéria Augusto trabalhará em conjunto com as 16 comissões e 6 departamentos científicos da SBPT e com as Sociedades Estaduais nos seguintes eventos oficiais:

– 17 e 18/03 – Interstício + Jornada Paulista de DPIs.
– 20 a 22/04 – CNAP e CNPED.
– 02 a 05/08 – Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo + Congresso Paranaense de Pneumologia.

Além disso, a Diretora planeja auxiliar na indicação de temas e palestrantes da SBPT para congressos internacionais, trabalhar na publicação de diretrizes no JBP junto às Comissões e Departamentos e conduzir projetos com as Sociedades Estaduais.

Diretoria Financeira

A dra. Maria Enedina Scuarcialupi informou sobre a boa saúde financeira da Sociedade e conclamou os profissionais da saúde para se associarem, bem como participarem das atividades da SBPT e, assim, contribuírem para os projetos: SBPT Acolhe, publicação de diretrizes médicas, cursos de ultrassom, sono, função pulmonar, etc. Além de se beneficiarem do que a Sociedade provê aos membros.

A Diretora lembrou que os sócios da SBPT podem aderir à associação conjunta com a European Respiratory Society (ERS) e aproveitar os descontos em Congressos, acesso às publicações internacionais e grupos científicos da ERS. Ela observou que o número de adesões está aquém do necessário para manter a parceria entre Sociedades.

A dra. Enedina falou, ainda, sobre os mecanismos de controle da transparência de contas da SBPT, por meio dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, e se colocou à disposição dos associados.

Considerações finais

Por fim, a dra. Margareth Dalcolmo solicitou aos sócios que enviem críticas e sugestões à atual Diretoria.

A Presidente da SBPT também adiantou que haverá um Congresso sobre Covid-19 em junho, com uma mesa organizada pela SBPT sobre a atuação do pneumologista na ventilação não invasiva, ventilação mecânica, pneumonia e outros temas.

Link para a PneumoLive completa no Instagram.