Fechar

Busca no site:

Sociedades de Pneumologia ibero-latino-americanas propõem padronização conteúdos de tabagismo para as Escolas de Medicina

Na ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) informa sobre o lançamento de um Plano de Ensino do Tabagismo para estudantes de Medicina, recentemente aprovado por representantes de Portugal, Espanha, Brasil e mais a totalidade de países latino-americanos de língua hispânica.

O objetivo do Plano é elencar aos docentes das escolas médicas os conhecimentos e competências mínimas que os alunos egressos do curso de Medicina devem ter para abordar o tema com seus futuros pacientes e se posicionar na luta contra o tabagismo em suas comunidades de trabalho.

O documento foi elaborado pelo Grupo Ibero-latino-americano Para o Controle do Tabagismo, formado por representantes da Sociedade Espanhola de Pneumologia (SEPAR), Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), Sociedade Portuguesa e Pneumologia (SPP) e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Os pneumologistas que representaram a SBPT neste projeto foram o Dr. José Miguel Chatkin, o Dr. Fernando Lundgren e o Dr. Alberto Araújo.

Após diversas reuniões realizadas em 2019 e 2020, o grupo de trabalho decidiu propor que cada faculdade de Medicina tenha um professor com competência em tabagismo para orientar sobre os conteúdos do consenso e as estratégias de ensino. A participação de professores de outras áreas, como Medicina Interna, Medicina Preventiva, Epidemiologia, Farmacologia, Psicologia/Psiquiatria, Pediatria, Cardiologia e Oncologia é considerada fundamental, pois um número significativo de faculdades não dispõe de pneumologistas.

Os capítulos e a carga horária mínima dos conteúdos sugeridos estão detalhados em um artigo já aceito para publicação na revista médica Archivos de Bronconeumologia. O conteúdo será apresentado em breve às entidades nacionais, como Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Escolas Médicas.