Fechar

Busca no site:

Observatório SBPT de Políticas de Controle do Tabagismo Alberto Araújo

Apresentação do espaço

Um dos privilégios do meio universitário em geral e da SBPT especificamente é a possibilidade de trocas intelectuais com interlocutores qualificados. Em uma das incontáveis sessões de brainstorming com Alberto Araújo surgiu a idéia da criação desse espaço, para permitir uma maior ventilação de temas de controle do tabagismo entre os pneumologistas e tisiologistas brasileiros. Com a precoce ida de Alberto em 07/09/2021 nada mais natural que ao criarmos de fato esse lócus o batizássemos com o seu nome.

Aqui apresentaremos os diversos artigos que compõem a Convenção Quadro para Controle do Tabagismo (CQCT): é a convenção quadro a quadro!

Sejam todos muito bem-vindos ao Observatório SBPT de Políticas de Controle do Tabagismo Alberto Araújo! Que ele seja vivo, pulsante, atento e atuante, tal qual o seu nome de batismo! Inspira-nos mais uma vez Alberto!

Paulo César R P Corrêa
Coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT


Tópicos
29/09/2023 – Em nota pública, a ACT aponta forte pressão em favor da liberação dos dispositivos eletrônicos para fumar na audiência pública na última quinta-feira (28) no Senado. Defendemos que os debates no Congresso sejam democráticos, equilibrados e baseados em evidências. “A declaração de conflito de interesses é fundamental para a transparência, seja por parte de quem mantém vínculo com o setor regulado, ou apresenta estudos e análises por ele financiado, sob risco de que os ouvintes não estejam alertados sobre o fato”, diz a nota. Leia aqui.
30/08/2023 – DECRETO Nº 11.672, DE 30 DE AGOSTO DE 2023 – Institui a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos. Leia aqui.
26/05/2023 – Cigarro eletrônico explode durante voo e faz bagagens de mão pegarem fogo. Leia aqui.
08/05/2023 – Comissão Científica de Tabagismo da SBPT cumpre agenda de advocacy pelo controle do tabaco. Leia aqui.
26/04/2023 – Entrevista para o Jornal da Band – “Anvisa discute liberação do cigarro eletrônico no Brasil”. Assista aqui.
26/04/2023 – Entrevista para a Record TV – “Fumantes trocam cigarros tradicionais pelos eletrônicos, que são proibidos no Brasil”. Veja aqui.
24/04/2023 – Entrevista para o R7 – “Consumo de cigarro eletrônico cresce no Brasil, enquanto o do tradicional perde espaço”. Leia aqui.
15/04/2023 – Entrevista para o R7 – “Vendido como opção ao cigarro, tabaco aquecido também tem substâncias tóxicas e cancerígenas”. Veja aqui.
14/04/2023 – Entrevista para a Rádio CBN – “Política britânica de combater tabagismo com vape ‘é trocar seis por meia dúzia'”. Ouça aqui.
12/04/2023 – Trocar cigarro por cigarro eletrônico ou cigarro de tabaco aquecido não é estratégia de saúde pública comprovada ou segura para parar de fumar, dizem SBPT e SPP. Leia aqui.
26/03/2023 – Preocupante declaração de Barra Torres no Canal Livre da Band. Veja aqui.
14/03/2023 – Uso de cigarro eletrônico e narguilé no Brasil: um cenário novo e emergente. O estudo Covitel, 2022. Saiba mais.
13/03/2023 – Anvisa protegeu a saúde dos brasileiros ao indeferir pedidos de liberação do Vuse no Brasil. Leia aqui.
06/03/2023 – Dia Internacional da Mulher: artigo abordará os desafios do tabagismo entre o público feminino. Saiba mais.
23/02/2023 – SBPT alerta para os riscos dos cigarros eletrônicos em artigo no jornal O Globo. Leia aqui.
10/02/2023 – Entrevista para a Istoé – “Vape de vitaminas é uma opção de cigarro saudável? Especialista explica a novidade”. Leia aqui.
08/02/2023 – Entrevista para a CBN Brasília – “‘Não há provas de que inalação de vitaminas tenha efeito prometido’, destaca pneumologista”. Leia aqui.
08/02/2023 – Entrevista para o Estadão – “‘Vape de vitamina’? Entenda os riscos do cigarro eletrônico, proibido pela Anvisa”. Leia aqui.
02/02/2023 – Entrevista para o Zero Hora – “Pneumologistas alertam que cigarros eletrônicos que conteriam vitaminas não têm benefícios para a saúde”. Leia aqui.
31/01/2023 – Entrevista para o UOL – “Empresa anuncia cigarro eletrônico ‘sem danos à saúde’; veja riscos”. Leia aqui.
31/01/2023 – Entrevista para o G1 – “Proibido pela Anvisa, ‘vape com vitaminas’ para exercícios é criticado por ineficácia e risco de lesão”. Leia aqui.
27/01/2023 – Do que é composta a fumaça dos cigarros eletrônicos? Por que não é apenas “vapor de água”? Baixe as imagens.
23/01/2023 – Entrevista para o “Eu, Atleta”, globo.com: “Fumo passivo: entenda riscos da exposição à fumaça do cigarro”. Leia aqui.
20/01/2023 – SBPT se une à Sociedade Portuguesa de Pneumologia na promoção de ambientes livres de tabaco. Leia a nota oficial.
13/01/2023 – SBPT e SPP firmam acordo de cooperação para prevenção e controle do tabagismo. Saiba mais.
04/01/2023 – Entrevista para a TV Ponta Negra – “Proibição do uso de cigarros eletrônicos em ambientes fechados, determinada pelo governo do estado do RN, foi recebida com aprovação por especialistas, que alertam que o aparelho é muito popular entre os jovens e tão prejudicial à saúde quanto os cigarros comuns”. Assista aqui.
02/01/2023 – SBPT e SPP firmam acordo de cooperação para prevenção e controle do tabagismo. Leia aqui.
09/12/2022 – Pneumologistas apontam falhas graves nos estudos que defendem o cigarro eletrônico como terapia para parar de fumar. Leia aqui.
31/10/2022 – Entrevista para a Rádio Nova Morada AM 1260 (São Paulo – SP) – Estudo aponta desequilíbrios hormonais que causam mais dificuldades de cessação do tabagismo entre as mulheres. Ouça aqui.
20/10/2022 Após diversas tentativas de contato com as equipes de campanha dos dois candidatos que disputarão o 2º turno das Eleições 2022 – Lula (PT) e Bolsonaro (PL) – para que respondessem à carta sobre as necessidades de retomada das ações de controle do tabagismo no país, entendemos que a dificuldade de comunicação parece ser uma estratégia para isentá-los de qualquer compromisso com o assunto.

As tentativas de contato por e-mail e telefone foram feitas nos dias 10, 11, 12, 19 e 20/10. Não obtivemos resposta nos e-mails que nos foram indicados, presidencia@pt.org.br e agenda@partidoliberal.org.br. Por telefone, houve uma transferência de responsabilidade e indicação de outros números, sem sucesso.

Lamentavelmente, informamos aos sócios que o controle do tabagismo foi um assunto sumariamente negligenciado por ambos os candidatos.

23/09/2022 – A Comissão de Tabagismo da SBPT enviou uma carta aos presidenciáveis das Eleições 2022 cobrando projetos voltados para a retomada da Conicq e o controle do tabagismo no país. Leia a carta na íntegra. Porém, infelizmente, nenhuma das equipes de campanha deu a atenção necessária ao assunto, conforme descrito abaixo.

  • O candidato do PTB, Padre Kelmon, enviou esta nota como resposta.
  • A candidata do MDB, Simone Tebet, escreveu: “Prezado Sr Paulo Corrêa bom dia! Ficamos muito agradecidos pela confiança em nossa equipe e no compartilhamento da Proposta para o controle do tabagismo no país.Deixamos este canal aberto para que continuemos essa troca.Um Brasil melhor é responsabilidade de todos nós!Com amor e coragem.
    Atenciosamente,

    Equipe Simone Tebet.”

Pelo whatsapp, a assessora da candidata informou que a carta havia sido destinada à equipe de Marketing, mas não recebemos resposta.

  • A candidata do União, Soraya Thronicke, respondeu ao e-mail informando o contato direto para o assunto. Pelo whatsapp, a assessora informou que responderia posteriormente, alegando “dias muito difíceis”, mas não retornou.
  • O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, não respondeu ao e-mail. Pelo telefone, a secretária de Brasília nos informou outros cinco números de São Paulo. Um não atendia, mesmo acionado em dias e horários diferentes, e os outros não completavam chamada.
  • O candidato do PL, Jair Bolsonaro, não respondeu ao e-mail. Pelo telefone, a secretária de Brasília informou que logo nos encaminharia resposta, o que não aconteceu.
  • O candidato do PDT, Ciro Gomes, não respondeu ao e-mail. Pelo telefone, o secretário de Brasília solicitou (de maneira rude) que enviássemos novamente o e-mail para que ele pudesse retornar, o que não aconteceu.
  • O candidato do DC, Eymael, não respondeu ao e-mail. Pelo whatsapp, o assessor recebeu novamente a carta, mas nunca retornou.
  • O candidato do Partido Novo, Felipe D’Ávila, não respondeu ao e-mail. O telefone informado no site do TSE encontrava-se ocupado ou não completava chamada, mesmo ligando em dias e horários diferentes.
  • O candidato da Unidade Popular, Leonardo Péricles, não respondeu ao e-mail. No contato pelo whatsapp, a mensagem foi visualizada, mas não respondida. Pelas redes sociais, foi informado o contato da jornalista da campanha e retomamos a conversa no dia 30/09.
  • A candidata do PCB, Sofia Manzano, não respondeu ao e-mail. Pelas redes sociais, foi informado o contato direto da assessoria. Retomamos a conversa no dia 30/09.
  • A candidata do PSTU, Vera Lúcia Salgado, não respondeu ao e-mail. O telefone informado no site do TSE não funcionou. Tentamos contato pelas redes sociais, sem sucesso.

Seguiremos acompanhando e compartilharemos as respostas que, eventualmente, ainda possam chegar.

22/09/2022 OMS realiza o Quarto Congresso Internacional sobre Narguilé; Coordenador da Comissão de Tabagismo da SBPT é um dos palestrantes.
19/07/2022 Anvisa acertou ao proibir cigarro eletrônico – artigo de resposta ao editorial da Folha de S. Paulo.
06/07/2022 Coordenador da Comissão de Tabagismo Paulo Corrêa comenta proibição definitiva dos cigarros eletrônicos pela Anvisa em 06/07/22
17/06/2022 Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFs) são pauta da Reunião Ordinária Pública da Anvisa. Público pode contribuir com manifestação oral sobre o assunto.
13/06/2022 Dr. Mauro Gomes fala sobre cigarro eletrônico à Rádio BandNews.
03/06/2022  – A Sociedade Paulista de Pneumologia fez um golaço! Dr Aldo Agra convidou alguns famosos cartunistas para participar da campanha da SPPT. Vejam que fantástica comunicação de André Dahmer: simples, elegante e certeira! Direta ao ponto! Sensacional! Parabéns SPPT! Parabéns André Dahmer!
27/05/2022 SBPT assina declaração de entidades da América Latina.

OBS: A Declaração Regional ficará aberta até 31.05.22, para conseguir mais adesões.

16/05/2022 Abuso de autoridade no Ministério da Saúde: caso Anvisa.

Diretora da Anvisa: “fico assustada como as coisas acontecem lá dentro”.

02/05/2022 Covitel: conhecer para agir – Impactos da pandemia na saúde da população brasileira
28/04/2022 Proteger do tabagismo as novas gerações.
28/04/2022  – Plataforma de Pesquisa sobre o Impacto das DNCT na Pandemia em Diferentes Regiões
28/04/2022 Pesquisa Covitel: 1 a 5 jovens de 18 a 24 anos usam cigarros eletrônicos no Brasil
27/04/2022 Diretora da Anvisa muita preocupada sobre a possibilidade de liberação dos cigarros eletrônicos no Brasil: diz suspeitar de má-fé e ação política em fim de mandato.
19/04/2022 Comissão de Tabagismo da SBPT vai à mídia orientar sobre os riscos do cigarro eletrônico para a saúde.
05/04/2022 Posicionamento da SBPT sobre os Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFs).
01/04/2022  – Carta da SBPT à Anvisa solicitando fazer a notificação de casos de EVALI compulsória e cobrando a fiscalização da Resolução 46 da própria Anvisa.
14/02/2022  – O STF vai começar a julgar, no dia 25/02 até dia 09/03, o caso dos aditivos (ADI 4874) em julgamento virtual.
22/12/2021  – Artigo da Maíra Mathias sobre o intenso lobby que a Anvisa vem sofrendo.
15/12/2021 Cigarro eletrônico não é redução de danos, é produção de danos!
13/12/2021 Anvisa faça a coisa certa: NÂO libere os DEFs! Proteja nossa população!
23/11/2021 Apoiem a proposta da Defensoria Pública de SP atuar em relação aos cigarros eletrônicos
17/11/2021  – Entrevista Dra Irma e Dr Paulo Corrêa ao SBT Brasília sobre os riscos dos cigarros eletrônicos
08/11/2021 – Homenagem da SEPAR ao Dr. Alberto Araújo
03/11/2021 – Manifesto da SBPT e de instituições parceiras no controle do tabaco/nicotina no Brasil em desagravo à proposta de lei pelo Deputado Federal por São Paulo, Kim Kataguiri, que defende interesses de empresas transnacionais de produtos fumados
14/10/2021 Imposto seletivo para tabaco já! Carta aos Senadores brasileiros
11/10/2021 – Onde há fumaça há fogo
24/09/2021 – Manifesto sobre a Conicq e sua importância
23/09/2021 – A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT)
10/09/2021 – O artigo 5.3