Fechar

Busca no site:

Nota de pesar pelo falecimento da Dra. Rosa Elisa Abarca Strong

Com profundo pesar, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia lamenta pelo falecimento da Dra. Rosa Elisa Abarca Strong, aos 73 anos.

A Dra. Rosa Elisa atuava como pneumologista pediátrica em Brasília (DF). Competente e estudiosa, ela participava frequentemente dos cursos e congressos da SBPT, se atualizando e contribuindo para o cuidado de centenas de crianças nas clínicas onde atuava e no Hospital de Base do Distrito Federal.

Na rede social, a especialista escreveu:

“Estudei Medicina influenciada pela grande admiração que tinha pelo trabalho do meu pai, excelente médico humanista em Guayaquil-Equador. Em 1977, casada com médico brasileiro, vim morar em Brasília. Seguindo o conselho do meu falecido pai, me especializei em Pediatria.

Em 1992, trabalhando no PS do HRS, percebi que as crianças com problemas respiratórios faziam visitas frequentes na Emergência e só tratavam seus quadros agudos. Faltava um ambulatório especializado para dar continuidade ao tratamento e ensinar os pais como controlar as crises de asma em casa, sem necessidade de visitar o PS.

Assim, com 10 anos de experiência em Pediatria, comecei a especialização em Pneumologia, frequentei o Hospital de Base em Brasília, o Instituto da Criança em SP e, posteriormente, o Miami Children’s Hospital, nos EUA.

Sou apaixonada pela minha profissão e muito grata a Deus por me permitir proporcionar uma melhor qualidade de vida a tantas crianças portadoras de doenças respiratórias, que bem controladas, podem vir a ter uma vida normal.”

Imagem: Instagram

A SBPT agradece pelo empenho e trabalho da Dra. Rosa Elisa e deseja força aos familiares e amigos. Descanse em paz.