A SBPT cumpre o triste dever de comunicar a todos os pneumologistas o falecimento ontem, 07 de outubro, em Toronto, Canadá, do Prof. Dr. Noé Zamel, aos 85 anos, vítima de uma longa doença.
Dr. Zamel, nascido em Rio Grande/RS em 02 de abril de 1935, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1958. Atuou como professor e diretor do laboratório de função pulmonar do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina daquela Universidade. Após alguns anos, transferiu-se para os Estados Unidos, e posteriormente radicou-se em Toronto, no Canadá.
Por muitos anos, fez sua carreira profissional como Professor do Departamento de Medicina da University of Toronto e Diretor dos Laboratórios de Função Pulmonar / Trihospital Respiratory Service (Mount Sinai, Toronto General and Women’s College Hospitals).
Foi uma personalidade muito importante para o crescimento da Pneumologia Brasileira, mas também de muitos países, através de treinamento de várias dezenas de profissionais em seu Serviço.
As principais contribuições do Dr Zamel à ciência respiratória foram nas técnicas e avanços no entendimento da função pulmonar e, mais recentemente, do óxido nítrico exalado.
Além disso, trabalhou muito na genética da asma e na busca de métodos auxiliares para a cessação do tabagismo. Entretanto, teve contribuições significativas em praticamente todos os campos da Pneumologia, o que pode ser comprovado em suas mais de duas centenas de publicações acadêmicas, e na obtenção de inúmeras patentes científicas aprovadas pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO), havendo ainda várias em processo de análise por aquele órgão.
Desse modo, entristecida, a SBPT envia condolências e um afetuoso abraço a sua esposa Regina, a seus filhos, netos e demais familiares.
Dr. José Miguel Chatkin, Presidente SBPT (2019-2020).