Fechar

Busca no site:

SBPT se compadece pelo falecimento do Dr. Paolo Pelosi

A SBPT manifesta condolências pelo falecimento do Prof. Dr. Paolo Pelosi, nesta terça-feira (30/05/2023).

Considerado um ícone da Ventilação Mecânica Internacional, o Dr. Pelosi atuou como Professor Chefe em Anestesiologia e Cuidados Críticos da Universidade de Gênova e Chefe da Unidade de Anestesiologia e Terapia Intensiva do Hospital San Martino, em Gênova, Itália.

O médico colaborou intensamente com a Pneumologia e Terapia Intensiva Ventilatória no Brasil, enquanto professor e pesquisador das áreas de complicações pulmonares pós-operatórias, insuficiência respiratória aguda, ventilação mecânica, troca gasosa e mecânica respiratória, meta-análise e ensaios controlados randomizados.

Foi frequente colaborador em publicações de cientistas brasileiros, professor das pneumologistas e pesquisadoras brasileiras, Dra. Patrícia Rocco, Dra. Paula Werneck e tantos outros.

“Professor Paolo Pelosi faleceu hoje. Tinha 60 anos. Há 20 anos vinha anualmente ao Brasil. Contribuiu com formação de vários médicos e alunos de pós graduação, que hoje trabalham em diferentes unidades de terapia intensiva no Brasil. Paolo Pelosi modificou vários conceitos na terapia intensiva e anestesiologia. Publicou mais de 800 artigos, capítulos de livro e patentes, além de ter orientado diversos alunos e colaborado com pesquisadores do Brasil e ao redor do mundo. Seu humor inteligente e sua bondade eram características marcantes de Paolo. Meus sentimentos a família e amigos. Descanse em paz meu amigo.”, escreveu a Dra. Patrícia Rocco.

Dr. Paolo Pelosi. Foto: Andreas Heddergott.

Manifestamos nossas profundas condolências aos familiares, amigos e colegas pela perda.