O Dr. Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde do Brasil, foi nomeado Presidente do Conselho de Parceria Stop TB para servir por três anos.
O Ministro assume a partir de dezembro de 2019, após reunião em Jacarta (Indonésia).
O Dr. Mandetta vai liderar o órgão de decisão de 28 membros, cujo objetivo é manter a tuberculose em pauta nas agendas globais, regionais e nacionais com o compromisso de acabar com a doença até 2030.
“Temos uma excelente oportunidade pela frente: implementar a Declaração Política da Assembléia Geral da ONU do ano passado na luta contra a tuberculose. É uma grande honra abrir o caminho em nome do Conselho e da Parceria Stop TB, membros que acreditam que o Brasil e eu temos um papel a desempenhar na luta global contra a TB”, declarou o Ministro.
“Durante meu mandato, desejo convidar nossos membros a abraçar essa causa, promovendo o acesso universal à saúde e abordagens inovadoras para tratar, curar e acabar com a tuberculose, visando alcançar as metas da UN High-Level Meeting (UN HLM) para TB e acabar com a tuberculose até 2030 ”, concluiu.
Em carta destinada ao Dr. Mandetta, a SBPT reforçou a parceria na busca de medidas e ações objetivas que visem esclarecer a população brasileira sobre a necessidade de diagnóstico precoce da doença, altamente contagiosa, e de atendimento adequado para proporcionar a cura.