Fechar

Busca no site:

Ministério da Saúde define ações prioritárias para o controle da tuberculose no Brasil

O Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde definiram as diretrizes e propostas de ações relativas à vigilância, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acesse na íntegra a resolução nº 709 sobre a tuberculose, de 16/03/2023.

Os projetos descritos preveem a garantia de investimento público para combater a doença; o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e da linha de cuidado da tuberculose; o enfrentamento dos desafios sociais, levando em consideração as especificidades de cada paciente; a expansão da rede de teste rápido molecular e incorporação de novas tecnologias para diagnóstico; a viabilização a produção nacional da vacina BCG; o rastreamento de pessoas com Infecção Latente da Tuberculose (ILTB); a intensificação das ações colaborativas TB-HIV; a promoção da política de pesquisa e inovação em tuberculose; entre outras medidas.

A SBPT vem contribuindo para a definição de ações de combate à tuberculose junto ao Ministério da Saúde desde a reunião com o MS, realizada em 16/02/2023.

Além disso, a Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, vai integrar o Grupo de Assessores do Ministério da Saúde na área de doenças respiratórias transmissíveis, em especial, da tuberculose.

Dia Mundial da Tuberculose

Em 24 de março, as instituições de saúde se mobilizam para disseminar informações sobre prevenção e cuidado com a tuberculose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é a segunda nação do mundo em mortes pela doença, com cerca de cinco mil óbitos por ano, e está entre os 30 países de alta carga para TB e coinfecção TB-HIV.

A SBPT lançará um podcast sobre a “Migração e Rastreamento Para a Tuberculose”, em 24/03 (sexta-feira), e realizará um Encontro Virtual sobre o assunto, dia 28/03 (terça-feira), às 19h.

Veja também – “24 de março é Dia Mundial da Tuberculose“.