Na segunda-feira (17/02), o Ministério da Saúde publicou a Portaria SAES/MS nº 2.556, que restabelece a habilitação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Transplante Pulmonar. O hospital volta a integrar a Rede Nacional de Transplantes, podendo realizar procedimentos de transplante de pulmão e acompanhamento pós-transplante.
Na gestão passada, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) teve participação ativa nas discussões que levaram ao restabelecimento desta habilitação para o programa de transplantes. Por isso, expressamos nosso profundo agradecimento à ex-presidente Margareth Dalcolmo e respectiva diretoria, que apoiaram diretamente as negociações com o Ministério da Saúde e a EBSERH para reabrir o programa no HC-UFMG. O empenho e dedicação dessa gestão foram fundamentais para esse avanço na assistência de alta complexidade.
A SBPT reforça seu compromisso em colaborar com o Ministério da Saúde na implementação de novas ações que possam impactar positivamente na qualidade do atendimento e nos resultados dos transplantes de pulmão no Brasil.
A portaria entra em vigor na data de sua publicação, com equipe designada, permitindo que o HC-UFMG retome imediatamente suas atividades no programa de transplante pulmonar, fortalecendo a rede de assistência em alta complexidade do SUS na região.