Fechar

Busca no site:

Margareth Dalcolmo é eleita a personalidade do ano de 2020

A pneumologista Margareth Dalcolmo, Presidente Eleita da SBPT (2023-2024), recebeu o prêmio “Faz Diferença”, do jornal O Globo.

A homenagem é um reconhecimento do trabalho da dra. Dalcolmo em todas as frentes do combate à Covid-19 e, principalmente, como porta-voz da ciência e da medicina baseada em evidências na mídia.

“Eu recebo esse reconhecimento não pessoalmente, mas representando centenas de colegas que vêm se dedicando na nossa área. A Covid-19 chegou até nós como uma pneumonia atípica, nós aprendemos que se tratava de uma doença sistêmica, mas a necessidade de terapia intensiva e de cuidados respiratórios é muito intensa, de modo que os pneumologistas têm um papel determinante desde o início no controle e na assistência à pandemia”, destaca a especialista.

“Ter levado conhecimento científico e, de certa maneira, ter tornado compreensível a informação à opinião pública é um papel muito importante que muitos de nós tem feito, não apenas eu. Como não houve uma comunicação central na condução da pandemia e do próprio sistema de vacinação, inclusive, nós ressentimos muito. Então nossa presença constante tem sido uma espécie de ‘farol’ para dizer a verdade, dar informações consistentes, mesmo quando não são boas, alertar a população, como temos chamado a atenção o tempo todo e, neste momento, diante da ameaça de uma nova cepa circulando no Brasil”, completa.

Na ausência de um programa nacional de educação e conscientização sobre a pandemia, a dra. Dalcolmo foi fundamental para informar a população sobre a doença e fazer frente às notícias falsas. Na foto, a pneumologista dá aula no Congresso da SBPT.

A especialista acompanhou os casos de Covid-19 de perto, contribuiu para definir protocolos de tratamento da doença e, ainda, integrou o time de suporte ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Madetta.

Como cientista da Fiocruz, a médica se destacou na coordenação de um estudo para avaliar a influência da vacina BCG na imunização contra a Covid-19, em parceria com o infectologista Júlio Croda, ex-diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. Eles também conduzem um estudo clínico de fase 3 com os antivirais favipiravir e molnupiravir.

Na edição de 31/07/2021, o jornal homenageou a pneumologista e destacou seu trabalho na descoberta sobre a alta transmissibilidade do vírus, na constante troca de experiências com especialistas de outros países e na agilidade no tratamento da Covid-19 como uma doença sistêmica.

A dra. Margareth Dalcolmo lembrou do papel da SBPT e de seus associados no combate regional e nacional da Covid-19, em estudos, na mídia, junto à AMB, Ministério da Saúde e em órgãos de representação.

“Recebo essa homenagem como um reconhecimento de todos que se dedicaram desde o início e que vão continuar nesse compromisso. Um dos ‘produtos positivos’ dessa tragédia sanitária e humanitária que representa a Covid-19 no Brasil é o reconhecimento da ciência nacional. Hoje, o Brasil está em 11º no ranking dos países que mais publicaram e que mostraram conhecimento e produção científica nesse período. Nesse sentido, o papel dos pneumologistas na condução de estudos clínicos e na elaboração de recomendações tem sido estratégico”, defendeu a dra. Dalcolmo.

Fonte: Jornal O Globo.