Fechar

Busca no site:

Ministério da Saúde publica Manual de Recomendações Para o Controle da Tuberculose No Brasil

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose lançou a 2ª edição da cartilha sobre a doença no Brasil, documento importante para nortear o dia a dia dos profissionais envolvidos com o diagnóstico e tratamento da infecção.

O manual apresenta os aspectos epidemiológicos da TB, a padronização dos procedimentos clínicos e laboratoriais, além de estratégias de controle da doença por meio de bases organizacionais e políticas, sistemas de vigilância e ações de biossegurança.

Clique na imagem para baixar o manual.

O leitor vai encontrar, ainda, as principais reações adversas e resultados de interações medicamentosas na terapia da tuberculose, informações sobre as formas drogarresistente, mono e polirresistente, TB multirresistente, tratamento da TB latente, detecção de casos, busca de sintomático respiratório (tosse por três semanas consecutivas ou mais) e a importância da adesão ao tratamento.

A cartilha tem recomendações especiais para detecção da tuberculose em profissionais da saúde, indígenas, usuários de álcool e drogas, pessoas com Diabetes Mellitus e tabagistas.