O Jornal Brasileiro de Pneumologia vol. 47, n. 6 (nov/dez 2021) publicou as Recomendações para o manejo da asma grave da SBPT 2021.
Com base em evidências recentes, um painel de 17 pneumologistas brasileiros elaborou o documento para destacar a importância do diagnóstico correto e revisar os avanços referentes à fenotipagem, uso de biomarcadores e novos tratamentos para a asma grave.
“As recomendações são adaptadas à realidade brasileira e publicadas em uma época especialmente promissora para a doença, visto que ocorreram avanços importantes na incorporação de medicações voltadas para o tratamento da asma grave, tanto no Sistema Único de Saúde quanto na Saúde Suplementar, fatos que refletem diretamente na prática diária do manejo desses pacientes”, observa a dra. Regina Carvalho, uma das autoras do artigo.
O conteúdo inclui a definição diagnóstica da asma de difícil controle e asma grave em adultos; a importância da avaliação da adesão ao tratamento e da técnica inalatória; a investigação da exposição aos alergenos e das comorbidades; os biomarcadores; a fenotipagem; o tratamento farmacológico e não farmacológico; a avaliação da resposta ao tratamento, entre outros aspectos.
Leia o artigo completo no JBP.
Carvalho-Pinto RM, Cançado JED, Pizzichini MMM, Fiterman J, Rubin AS, Cerci Neto A, et al. 2021 Brazilian Thoracic Association recommendations for the management of severe asthma. J Bras Pneumol. 2021;47(6):e20210273