Fechar

Busca no site:

Pneumologistas lançam o livro “Diagnóstico e Tratamento em Pneumologia”

O livro Diagnóstico e Tratamento em Pneumologia traz um material atualizado, moderno e objetivo sobre condutas diagnósticas e terapêuticas em Pneumologia.

Um dos destaques da obra é o capítulo voltado à pneumonia causada pela COVID-19.

A Pneumologia é a especialidade médica que mais responde pela compreensão e tratamento da COVID-19, justamente porque a síndrome respiratória aguda grave é uma das principais consequências da doença.

O livro foi elaborado e desenvolvido a partir da percepção da Diretoria da Sociedade de `Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro (SOPTERJ), biênio 2019-2021, de que havia necessidade de disponibilizar para o meio acadêmico e profissional um material atualizado, moderno e objetivo sobre condutas diagnósticas e terapêuticas na especialidade.

A obra está dividida em quatro seções: Bases da Pneumologia (seção I) na qual é feita uma revisão da anatomia e da fisiologia do aparelho respiratório em uma breve abordagem introdutória. Nessa seção também são apresentados anam­nese, sinais, sintomas e exame físico do apa­relho respiratório.

A seção II – Exames Diagnósticos em Pneumologia – contém os métodos diagnósticos fun­cionais, de imagem e invasivos, como endos­copia e punção pleural, discutidos de for­ma clara e objetiva, evidenciando as indicações e os principais achados de cada método.

A seção III traz 23 capítulos com abordagens atuais, objetivas e ao mesmo tempo abrangentes das doenças mais prevalentes da pneumologia e a seção IV, Emergências Respi­ratórias, que por meio da exposição de fluxogramas, conduz o leitor para uma abordagem direta das situações emergenciais na vida real.

Fonte: Manole Editora


Editores

Alexandre Pinto Cardoso é professor associado IV de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor de Saúde do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da UFRJ. MD-PhD.

Eucir Rabello é mestre em Pneumologia pela UFRJ, pós-graduado em Educação em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa e do Serviço de Pneumologia do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), coordenador e professor titular de Pneumologia do curso de Medicina da Universidade de Vassouras.

Fernanda Carvalho de Queiroz Mello é graduada em Medicina, com Residência Médica em Pneumologia pela UFRJ, mestre e doutora em Medicina – Clínica Médica – Setor Pneu­mologia na UFRJ. Fez pós-doutorado na Johns Hopkins University, é professora titular de Ti­siopneumologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, pesquisadora do CNPq nível 2, presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) para o biênio 2019-2021.

João Pedro Steinhauser Motta é médico pneumologista do IDT/UFRJ, mestre em Pneumologia pela UFRJ, com atuação como Pneumologista com foco em Broncoscopia In­tervencionista na Lungenklinik Hemer, Alemanha, de 2010-2012.

Michelle Cailleaux é pneumologista do IDT/UFRJ, possui residência em Pneumologia e Tisiologia pelo IDT/UFRJ, doutorado em Pneumologia pela UFRJ. Possui título de especialista em Pneumologia e Tisiologia pela SBPT e é editora-chefe da publicação Pulmão RJ, 2020-2021.