Fechar

Busca no site:

Jornal Brasileiro de Pneumologia tem edição dedicada à Tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, o Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) lança uma edição completa sobre a TB.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, é uma ocasião de mobilização de todos os setores da sociedade na busca do controle desta enfermidade.

A meta da Organização Mundial da Saúde é o fim da epidemia global até 2030, com redução de 90% na mortalidade e 80% na incidência da doença. Para tal, foi estruturada uma estratégia baseada em três pilares:

1) cuidado e prevenção integrados e centrados no paciente;
2) desenvolvimento de políticas arrojadas e sistemas de apoio e
3) intensificação da pesquisa e inovação.

Assim, o Jornal Brasileiro de Pneumologia traz, nesta data, um número dedicado à Tuberculose (JBP V. 45, N. 2 – Março/Abril), buscando oferecer uma visão geral e atualizada sobre vários aspectos do controle da TB no Brasil e no mundo.

Há uma revisão de indicadores epidemiológicos em município brasileiro; a apresentação de estudos com resultados do Xpert MTB/RIF, e do ensaio Genotype MTBDRplus para detecção de resistência; além da apresentação de estudo sobre o uso da pirazinamida no esquema de tratamento, e de um artigo de revisão com foco na atualização do manejo da Tuberculose Latente. Um editorial discute ainda a abordagem atual dos casos graves de Tuberculose. Ademais, há uma revisão sistemática sobre a pesquisa na área da Tuberculose na América Latina.

Portanto, este número dedicado à Tuberculose, e que abrange os pilares identificados pela Organização Mundial da Saúde, apresenta um conteúdo que deverá ser úil para todos os envolvidos no controle da Tuberculose no Brasil e no mundo.


Autoras:

Fernanda Carvalho de Queiroz Mello1,a,

  1. Instituto de Doenças do Tórax, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
    http://orcid.org/0000-0003-3250-6738

Denise Rossato Silva2,3,b

  1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), Brasil.
  2. Serviço de Pneumologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre (RS), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0230-2734