Em artigo publicado no JBP, os autores descrevem um projeto de telemedicina para atendimento de UTI no contexto da COVID-19.
Os pesquisadores realizaram um estudo observacional descritivo, seguido da análise retrospectiva dos dados clínicos de 326 pacientes internados com COVID-19 entre abril e julho de 2020.
O programa incluiu a assistência a 20 hospitais públicos do estado de São Paulo, com discussões diárias de casos e registro de informações em plataformas confidenciais.
A capacitação seguiu modelos de treinamento a distância com enfoque em protocolos assistenciais de cuidados intensivos e ventilação mecânica protetora.
“Demonstramos que a implantação desse tipo de programa no cenário de pandemia foi capaz de difundir melhores práticas de ventilação mecânica protetora no país”, informa a Dra. Paula Gobi Scudeller, uma das autoras da pesquisa.
Clique na imagem para ler o artigo
Referência
Macedo BR, Garcia MVF, Garcia ML, Volpe M, Sousa MLA, Amaral TF, et al. Implementation of Tele-ICU during the COVID-19 pandemic. J Bras Pneumol. 2021;47(2):e20200545.