Fechar

Busca no site:

Caracterização da gravidade de dispneia em pacientes com bronquiectasias: correlação com aspectos clínicos, funcionais e tomográficos

Leia no Jornal Brasileiro de Pneumologia vol 46 n. 5 (set/out) o artigo original “Caracterização da gravidade de dispneia em pacientes com bronquiectasias: correlação com aspectos clínicos, funcionais e tomográficos“.

A pesquisa correlaciona aspectos clínicos, radiológicos e funcionais de 114 pacientes com bronquiectasias, de acordo com a intensidade dos sintomas.

Segundo os autores, pesquisadores do Instituto do Coração (InCor/HC FMUSP), o padrão funcional mais encontrado foi distúrbio ventilatório obstrutivo.

Os pacientes com maior grau de dispneia apresentaram maior prevalência desse distúrbio na espirometria e um comprometimento funcional mais expressivo.

A medida de volumes pulmonares complementou os dados da espirometria.

“Por se tratar de uma condição complexa e heterogênea, uma única variável parece não ser suficiente para caracterizar a condição clínica de forma global, sendo necessária avaliação clínica, funcional e radiológica em conjunto”, definem os especialistas.

Leia mais:

Nucci1 MCNM, Fernandes1 FLA, Salge1 JM, Stelmach1 R, Cukier1 A, Athanazio1 R. Caracterização da gravidade de dispneia em pacientes com bronquiectasias: correlação com aspectos clínicos, funcionais e tomográficos. J Bras Pneumol. 2020;46(5):e20190162.