Fechar

Busca no site:

Pesquisa avalia a frequência da sobreposição asma-DPOC (ACO) em pacientes com DPOC

Leia no Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) vol. 47, nº 1 (jan/fev), o artigo original “Características clínicas, laboratoriais e funcionais da sobreposição asma-DPOC em pacientes previamente diagnosticados com DPOC”.

Pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram um estudo observacional e transversal sobre a frequência de ACO (asthma-COPD overlap ou sobreposição asma-DPOC) em pacientes participantes do Follow-COPD Cohort Study.

Os participantes foram submetidos à avaliação com pneumologista, espirometria e exame sanguíneo, sendo orientados a manter o registro do PFE duas vezes ao dia.

Para o diagnóstico de ACO, foram utilizados três critérios: o primeiro, definido pelo Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar (PLATINO); o segundo, estabelecido na Conferência da American Thoracic Society (ATS) round table e o terceiro, estabelecido por Cosio et al. e nomeado de critério Espanhol.

De acordo com as autoras, dentre os critérios avaliados, o mais rigoroso foi o ATS round table. Os critérios PLATINO e Espanhol foram os que apresentaram maior concordância entre si.

Os achados demonstram que a prevalência de ACO em um grupo de pacientes previamente diagnosticados com DPOC variou de 12,2 a 40%, dependendo do critério diagnóstico utilizado.

Os indivíduos com ACO apresentaram pior CVF pré e pós-broncodilatador, e pior VEF1 pré-broncodilatador, quando comparados com aqueles com DPOC.

Além disso, os níveis de IgE foram significativamente mais altos no grupo com ACO, bem como o histórico prévio de asma brônquica.

Saiba mais:

Queiroz1 APA, 2a , Fonseca1 FR, 2a , Rê1 A, 2a , et al. Características clínicas, laboratoriais e funcionais da sobreposição asma-DPOC em pacientes previamente diagnosticados com DPOC. J Bras Pneumol. 2021;47(1):e20200033.