Fechar

Busca no site:

Informe sobre a subvariante Ômicron XBB.1.5

O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM COVID_AMB) informa que a nova subvariante XBB.1.5 do SARS- CoV-2 Ômicron, identificada na China, tem como característica mutações que conferem alta capacidade de transmissão.

A XXB.1.5 é considerada pela OMS como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento. As mutações encontradas nesta variante também conferem alto grau de escape imune, reduzindo a eficácia dos anticorpos produzidos por vacina ou por infecção prévia, levando a maior risco de infecção.

Essa variante está relacionada a nova onda de casos de Covid-19 que está ocorrendo nos EUA e, apesar do aumento de infecções, não há relatos de aumento de gravidade em relação às variantes anteriores em pessoas vacinadas com esquema completo, incluindo as doses de reforço recomendadas de acordo com a faixa etária e comorbidades.

A XBB.1.5 já foi identificada no Brasil. Porém, não há como antecipar seu comportamento no nosso país, uma vez que estamos saindo de uma onda recente de aumento de casos, causada pelas variantes BQ.1 e XBB.1.

O CEM COVID_AMB reforça a importância de todos estarem com seu esquema vacinal atualizado, com as doses recomendadas para sua faixa etária. Pessoas com esquema de reforço completo têm proteção mantida para casos graves, internação e óbitos. Esquemas vacinais incompletos, sem dose(s) de reforço(s), aumentam o risco de complicações e óbitos, como vem sendo demonstrado no atual surto de casos nos EUA.

Todas as pessoas com mais de 5 anos de idade devem ter pelo menos 1 dose de reforço do esquema vacinal de Covid-19. Pessoas com 40 anos ou mais já devem ter 2 doses de reforço, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. O reforço deve ser realizado com as vacinas disponíveis nas Unidades de Saúde.

São Paulo, 11 de janeiro de 2023.

Boletim CEM Covid-19 AMB 0001-2023.

Acesse os boletins anteriores do CEM Covid-19 AMB.

Conheça os membros do CEM Covid-19 AMB.