Fechar

Busca no site:

Índice compara preços de cigarro ao redor do mundo

O Centro de Apoio ao Tabagista (CAT) divulgou uma lista que compara os preços da marca de cigarro mais vendida atualmente entre as capitais mundiais.

Índice Anual toma como referência a marca Marlboro, por ser a mais vendida internacionalmente. O Rio de Janeiro aparece como o 22º lugar mais barato, onde o maço é vendido a R$ 8,00.

Veja o gráfico ampliado e segmentado abaixo:O Brasil tem um dos preços mais baixos de maços de Marlboro e aparece em 78º lugar na lista. O Índice inclui 100 países. A maioria deles assinou e ratificou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), primeiro tratado internacional vinculante sobre saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS). Até julho de 2017, 168 países assinaram a CQCT e 181 a ratificaram.  De acordo com a OMS, a precificação baixa gera prejuízos para o controle do tabaco no país, porque facilita o acesso ao produto, sobretudo para os jovens e a população mais pobre.  Os países mais desenvolvidos, como os da Oceania, se destacam entre os mais rigorosos: Austrália (1°) e Nova Zelândia (2°). O Marlboro australiano chega a custar 10 vezes mais do que o brasileiro. O texto lembra, ainda, que morrem quase 500 pessoas por dia por doenças relacionadas ao uso do tabaco. Os dados mostram que há um aumento recente da experimentação por adolescentes. Além disso, o custo do tabagismo para a saúde supera em mais de quatro vezes o que é arrecadado com o produto.


Fonte: Centro de Apoio ao Tabagista (CAT) – Dr. Alexandre Milagres – centrodeapoioaotabagista@cigarro.med.br