A DPOC é uma doença prevalente, subdiagnosticada, subtratada e com alta morbimortalidade. A maioria dos pacientes com DPOC são tratados com LABA ou LAMA ou com LABA + LAMA. Os pacientes mais sintomáticos e/ou exacerbadores sem controle adequado com terapia de dupla broncodilatação se beneficiarão do uso da terapia tripla.
A terapia tripla bem indicada reduz sintomas, melhora a qualidade de vida, reduz exacerbações e reduz a mortalidade, especialmente dos pacientes com inflamação eosinofilica. O PCDT de 2021 disponibiliza a terapia tripla com dois ou três dispositivos. O uso demais de um tipo de dispositivo reduz a adesão e o uso correto dos inaladores.
A diretoria da SBPT e a comissão de DPOC trabalharam muito nos últimos meses para a incorporação da terapia tripla com apenas um tipo de dispositivo.
Nesta quinta-feira (5/9), após longa reunião com participação do coordenador da comissão de DPOC da SBPT, Luiz Pereira, a CONITEC aprovou a incorporação do Trelegy (dispositivo de pó) e do Trimbow (dispositivo pressurizado) com custo muito reduzido em relação ao preço das farmácias. Além do ganho para os pacientes haverá economia para o sistema de a saúde com a troca de terapia tripla com dois dispositivos para apenas um dispositivo.
Agora nós poderemos escolher de forma personalizada o tipo de dispositivo inalatório mais adequado aos nossos pacientes e com isso melhorar a adesão e o uso correto dos inaladores.
Vamos celebrar essa grande vitória.
Por: Luiz Fernando F. Pereira – Comissão de DPOC da SBPT