Fechar

Busca no site:

Assista ao vídeo da História da SBPT narrada pelos seus ex-presidentes

O vídeo sobre os fatos mais marcantes da trajetória da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) foi exibido na Assembleia Geral da SBPT 2020.

A narração é dos ex-presidentes da Sociedade, da gestão de 1986 até os dias de hoje.

Leia o roteiro completo:

Fundação da SBPT

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia como é hoje nasceu em 1978. No entanto, os médicos que representam a saúde respiratória no Brasil já estavam unidos há muito tempo.

Desde 1937, havia a Federação de Tuberculose e Doenças Respiratórias.
Em 1974, foi fundada a Sociedade de Pneumologia, com o Dr. José Antônio Padovan como Presidente.

Na primeira Jornada Brasileira de Pneumologia, realizada em 1974, em Campos do Jordão, a Federação de Tuberculose e a Sociedade de Pneumologia se uniram, formando a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. O nosso primeiro Presidente na SBPT foi o Dr. Paulo Tavares.

A partir daí, pelo esforço de muitos Presidentes, Vice-Presidentes, Diretores e Coordenadores de Comissões Científicas, a Pneumologia brasileira evoluiu. Hoje, somos a maior sociedade latino-americana desta especialidade. Vamos relembrar com vocês alguns pontos marcantes destas etapas.

Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia

O primeiro Congresso Brasileiro de Pneumologia após a fusão das sociedades foi realizado em 1975, em Brasília. Hoje, o Congresso da SBPT se tornou o maior evento de saúde respiratória da América Latina em número de congressistas e diversidade de aulas. Ele acontece a cada dois anos e reúne atualmente mais de 2.000 participantes, 180 palestrantes e 80 apresentações, entre conferências nacionais, internacionais, mesas redondas e cursos. Em 2022, o evento completará quarenta edições.

Jornal Brasileiro de Pneumologia

A difusão dos avanços da ciência pneumológica é o núcleo da nossa Sociedade. Em 1975, foi criado o Jornal de Pneumologia. O primeiro editor foi o Dr. Manuel Lopes de Santos, seguido por mais 13 editores-chefes.

Em 2004, com base em pesquisa junto aos sócios, ficou decido que a revista científica passaria a ser denominada Jornal Brasileiro de Pneumologia. Em 2006, conseguimos avançar um importante passo, com a indexação do Jornal Brasileiro de Pneumologia ao MEDLINE.

Em 2009, o Jornal Brasileiro de Pneumologia alcançou a sua indexação de maior prestígio no mundo científico, junto a ISI. Hoje, o Jornal Brasileiro de Pneumologia é publicado de forma contínua pela internet. Ao todo, já editamos 238 números do JBP.

Prova de Título

O Ensino só poderia ser valorizado com investimento em Especialização. Logo no 2º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, que aconteceu em Salvador, em 1976, começamos a aplicar o Exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Pneumologia, com o apoio da Associação Médica Brasileira.

Até hoje, 1.684 especialistas já foram aprovados e titulados como especialistas em Pneumologia e Tisiologia pela SBPT.

Sede e Centro de Treinamento

Em 1980, inauguramos nossa primeira sala fixa de trabalho, em Brasília. Até então, a Secretaria era localizada na cidade de cada presidente.

Nossa primeira sede própria foi adquirida em 1993, situada no Setor de Edifícios Públicos Sul, em Brasília. Hoje, estamos no Edifício Denasa, Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco K, sala 203, em uma área aproximada de 120 m².

Nosso espaço cresceu para ofertar mais oportunidades de reunir os profissionais da saúde na nossa sede em Brasília. Em 2018, inauguramos o Centro de Treinamento SBPT, com três salas para laboratório modelo em Sono, Função Pulmonar e treinamento em Ultrassonografia de Tórax, além de um auditório de 60 lugares para cursos e reuniões.

Nos anos 90, a SBPT ganhava 130 novos sócios por biênio, chegando a mais de 1.100 sócios em 1993. Hoje, são mais de 3.600 associados: 2.733 efetivos, 267 remidos, 168 residentes e 121 contribuintes.

Desde sempre, são os nossos associados que contribuem para sedimentar e propagar atualizações em Pneumologia.

Programas de Educação

O Programa de Educação Continuada da SBPT, criado em 1994, assumiu o desafio de levar o Ensino da Pneumologia a todas as regiões do país, em parceria com as Sociedades Estaduais.

Hoje, há um novo modelo com predomínio de conteúdo on-line e aulas virtuais, o que expandiu ainda mais as fronteiras do conhecimento. Oferecemos 9 cursos, 23 Programa de Ensino A Distância, 6 cursos livres e 5 presenciais de forma contínua na plataforma EAD SBPT. Até hoje já beneficiamos mais de 3.750 alunos. Alguns exemplos: Função Pulmonar Avançada, Técnico em Espirometria, Imagem do Tórax, Teste de Exercício Pulmonar, Medicina do Sono, entre outros.

Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo

Para aprofundar os estudos da asma, passamos a realizar o Congresso Brasileiro de Asma, em 1997. Esta primeira edição aconteceu em Natal e contou com 1.070 participantes. Em 1999, o segundo evento de asma organizado pela SBPT serviu de inspiração à criação de Programas de Saúde Pública pelo Ministério da Saúde.

A partir de 2005, foram acrescentadas mais duas raízes da Medicina Respiratória na programação. Hoje, temos o Congresso Brasileiro de Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Tabagismo, que acontece nos anos ímpares. Já foram realizadas doze edições do Congresso de Asma e oito dos Congressos de Asma, DPOC e Tabagismo.

Com o passar dos anos e a intensa diversificação da Pneumologia, a SBPT se tornou especialista em repassar conhecimento e atualizações por meio de cursos anuais, com aulas sobre as principais novidades aceitas pela comunidade científica no ano anterior.

Curso Nacional de Atualização em Pneumologia – CNAP

O 1º Curso Nacional de Atualização em Pneumologia aconteceu em 1979, em Brasília, e fez parte da agenda oficial da SBPT até 1982. Em 2001, o curso voltou a ser anual.

A proposta de apresentar o que há de novo em cada tema da saúde respiratória em sala única atraiu estudantes e profissionais experientes para todas as 20 edições. Hoje, reunimos cerca de 700 participantes e mais de 50 professores por evento.

Curso Nacional de Interstício

Em 2000, organizamos o 1º Curso de Doenças Intersticiais – Correlações anátomo-clínico-radiológicas. Já estamos na décima quarta edição do Curso. Em cada encontro, promovemos discussões para mais de 600 profissionais e estudantes da Pneumologia, Radiologia, Reumatologia, Clínica Médica, Pediatria, Patologia, Hematologia, entre tantos outros especialistas.

Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria

Em 2018, passamos a realizar também o Curso Nacional de Atualização em Pneumologia Pediátrica, junto com a Atualização em Pneumologia, com a proposta de expansão das outras áreas da Medicina Respiratória.

Defesa profissional

Desde o início de sua história, a SBPT luta pela inclusão de novos procedimentos médicos e terapêuticos, buscando remuneração justa, tanto no sistema público como no privado.

Em 2008, essa função foi incorporada à Diretoria da SBPT, com a criação do cargo do Diretor de Divulgação e Defesa Profissional. Com a mudança estatutária de 2011, a Defesa Profissional passou a ser uma vertente própria na Diretoria da Sociedade.

Público e mídia

Progressivamente, a Pneumologia ganhou espaço na mídia. Passamos a investir em projetos para a comunidade, com o objetivo de aumentar a prevenção de doenças, incentivar o diagnóstico precoce e a conscientização sobre a importância da saúde respiratória.

Em 2008, a exposição interativa do “pulmão gigante” demonstrou a anatomia e funções dos pulmões em locais de grande concentração do público. Já inserimos a Pneumologia nas salas de cinema, com vídeos educativos de animação e participamos do Programa Bem-Estar Global, em parceria com a Rede Globo.

Atualmente, a Pneumologia deixou de ser uma especialidade pouco conhecida pela população leiga. Muito frequentemente, somos procurados para conceder entrevistas em grandes veículos de comunicação.

Parceria com as sociedades internacionais

No mundo já globalizado, ampliamos nossa atuação no exterior. A parceria da SBPT com as sociedades internacionais é de longa data.

Em 2015, fizemos um acordo com a European Respiratory Society (ERS) para que o nosso sócio tivesse acesso a todos os conteúdos de ponta da ERS.

No mesmo ano, a Sociedade Europeia incluiu na programação científica do seu Congresso Internacional o dia dedicado aos países de língua portuguesa e espanhola, ampliando as oportunidades para os cientistas brasileiros mostrarem sua produção acadêmica.

Já realizamos projetos conjuntos com a Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), American Thoracic Society (ATS), American College of Chest Physicians (CHEST), Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR), Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Organização Panamericana de Saúde, Organização Mundial da Saúde e outras.

Dessas parcerias, nasceram consensos, diretrizes, artigos e eventos que contribuíram para a evolução da nossa especialidade no Brasil e para a repercussão internacional da SBPT.

Administração da SBPT

A SBPT se destaca pelo seu dinamismo e qualidade na realização de eventos e projetos. O corpo administrativo é reconhecido pelo atendimento rápido e cordial aos sócios. E isso é feito sempre com muita satisfação, seja virtualmente ou presencialmente.

A história administrativa da SBPT evolui a cada ano, passando de uma sala com apenas 1 funcionária para uma sede própria, com 120m² no centro de Brasília, onde atualmente trabalha uma equipe de 10 profissionais.

Mesmo os que não fazem mais parte da equipe continuam ligados por um laço de fraternidade, como uma grande família. É isso que faz da SBPT tão especial.

Agradecemos a todos os pneumologistas e profissionais da saúde que já se dedicaram de alguma maneira à Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Vocês ajudam a democratizar o conhecimento e a cuidar da saúde respiratória de muitas pessoas.

Por fim, deixamos registrado nosso agradecimento especial a todos os presidentes que ajudaram a SBPT a fazer história:

  • Dr. Paulo Tavares – 1975
  • Dr. Almério de Souza Machado – 1976
  • Dr. Antonio Ribeiro Netto – 1977 – 1978
  • Dr. Mário Rigatto – 1979 – 1980
  • Dr. Abner Cavalcante Brasil – 1981 – 1982
  • Dr. Octávio Ratto – 1983 – 1984
  • Dr. Germano Gerhardt Filho – 1985 – 1986
  • Dr. Murilo José de Barros Guimarães – 1987 – 1988
  • Dr. Roberto Pirajá Moritz de Araújo – 1989 – 1990
  • Dr. Antônio Carlos Peçanha Martins – 1991 – 1992
  • Dr. Laércio Moreira Valença – 1993 – 1994
  • Dr. Francisco Elmano Marques Souza – 1995 – 1996
  • Dr. Waldir Teixeira do Prado – 1997 – 1998
  • Dr. Francisco Elmano Marques Souza – 1999 – 2000
  • Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva – 2001 – 2002
  • Dr. Carlos Alberto de Castro Pereira – 2003 – 2004
  • Dr. Mauro Musa Zamboni – 2005 – 2006
  • Dr. Antônio Carlos Moreira Lemos – 2007 – 2008
  • Dra. Jussara Fiterman – 2009 – 2010
  • Dr. Roberto Stirbulov – 2011 – 2012
  • Dr. Jairo Sponholz Araújo – 2013 – 2014
  • Dr. Renato Maciel – 2015 – 2016
  • Dr. Fernando Luiz Cavalcanti Lundgren – 2017 – 2018
  • Dr. José Miguel Chatkin – 2019 – 2020