Fechar

Busca no site:

GSK emite comunicado sobre o abastecimento da ambrisetana (Volibris)

No dia 24 de junho de 2025, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) recebeu um novo ofício da empresa biofarmacêutica GSK referente à situação de abastecimento do medicamento ambrisetana, comercializado sob a marca Volibris.

Segundo o documento, a empresa vem enfrentando instabilidades na produção global da ambrisetana, em decorrência de limitações no fornecimento do insumo farmacêutico ativo e de desafios logísticos, o que compromete a regularidade da produção e da importação do medicamento.

Diante desse cenário, a GSK mantém o status de “descontinuação temporária” para as apresentações de 5 mg e 10 mg de Volibris (COM REV X 30), conforme já havia sido comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2024.

A empresa esclareceu que está adotando medidas para viabilizar o restabelecimento das importações, uma vez que o medicamento é fabricado fora do Brasil, e que vem atuando para normalizar o fornecimento com a maior agilidade possível. A notificação de descontinuação permanece válida apenas para fins técnicos junto à Agência e tem caráter provisório.

A expectativa da GSK é que a apresentação de 10 mg (COM REV X 30) volte a ser fornecida a partir de agosto de 2025 e a de 5 mg (COM REV X 30) a partir de outubro. No entanto, tais previsões dependem da regularização dos processos de produção e logística.

A SBPT seguirá acompanhando o tema junto à empresa e às autoridades regulatórias e informará seus associados tão logo haja novas atualizações.