Fechar

Busca no site:

Função pulmonar após alta de pacientes hospitalizados com COVID-19

O Jornal Brasileiro de Pneumologia (vol. 47, n. 6), de nov/dez, traz um estudo de coorte que mostra as alterações funcionais persistentes em pacientes internados com COVID-19, 45 dias após a alta hospitalar.

Os pesquisadores avaliaram a capacidade pulmonar dos pacientes utilizando espirometria, medida de volumes pulmonares absolutos, difusão de monóxido de carbono (DLCO), teste de caminhada de 6 minutos e força muscular inspiratória e expiratória.

A coorte foi dividida em grupos segundo a gravidade da fase aguda: pacientes internados em CTI e submetidos à ventilação mecânica (VM) – UTI/VM+ -, pacientes internados em CTI não submetidos a VM – UTI/VM – e pacientes internados em enfermaria.

“Esta é a primeira publicação de uma coorte de pacientes internados com COVID-19 iniciado logo no início da pandemia, em abril de 2020, e que está sendo acompanhada por um período de até 18 meses. O projeto foi financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, informa a dra. Valéria Maria Augusto, uma das autoras do artigo.

A amostra final incluiu 242 pacientes de três hospitais públicos da cidade de Belo Horizonte (MG): Júlia Kubitscheck, referência em Pneumologia; Eduardo de Menezes, referência em Doenças Infecciosas e o Hospital das Clínicas da UFMG.

Algumas das alterações importantes observadas pelos pesquisadores foram distúrbio ventilatório restritivo em 96%, redução da DLCO em 21%, redução da força muscular expiratória em 96% e redução da relação VEF1/CVF em 40%. Os pacientes do grupo UTI/VM+ tiveram maior redução da DLCO e da distância caminhada em % do previsto.

Além disso, a dessaturação ao esforço ocorreu em 32% da coorte total e foi mais frequente nos pacientes que estiveram em terapia intensiva.

Leia o artigo completo.

Mancuzo EV, Marinho CC, Machado-Coelho GLL, Batista AP, Oliveira JF, Andrade BH, et al. Lung function of patients hospitalized with COVID-19 at 45 days after hospital discharge: first report of a prospective multicenter study in Brazil. J Bras Pneumol. 2021;47(6):e20210162