Fechar

Busca no site:

Todos os que param de fumar ganham peso? Estudo prospectivo de coorte do mundo real

Em artigo publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia¹, os autores Edna Jeremias-Martins e José Miguel Chatkin inferem que é possível parar de fumar sem grande risco de ganho de peso.

Há evidências² de que uma proporção considerável de fumantes ganha peso quando param de fumar.  Tanto que cerca de 50% das mulheres e 26% dos homens afirmam que a principal preocupação em largar o cigarro é o ganho de peso, o que também representa um grande fator de risco para a recaída.

Entretanto, a pesquisa “Todos os que param de fumar ganham peso? Estudo prospectivo de coorte do mundo real” mostra que largar o cigarro pode não ser fator decisivo para o ganho de peso. Em um ano de seguimento, apenas um terço de 161 pacientes tiveram aumento de peso maior que 5% do peso basal.

Para a amostra inicial, os cientistas consideraram 348 fumantes com carga tabágica ≥ 10 anos-maço, motivados a parar de fumar e que não haviam estado em tratamento para isso nos últimos 6 meses. Todos receberam aconselhamento intensivo sobre cessação do tabagismo no Ambulatório do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS). 

Destes, 161 pacientes foram selecionados. Todos mantiveram a abstinência contínua por um ano, com comprovação bioquímica por amostra de monóxido de carbono no ar exalado (COex < 10 ppm em todas as consultas).

“O estudo apresenta uma nova perspectiva de avaliação da variação ponderal, relacionando-a em percentual do peso basal e não valor absoluto da variação”, explica o autor, José Miguel Chatkin. 

Apesar de algumas limitações expostas no artigo, como a alta proporção de pacientes tratados com bupropiona, a ausência de avaliação por bioimpedância, entre outras, os achados estão de acordo com outras referências da literatura médica3,4.

É importante considerar que, atualmente, a maioria dos fumantes apresenta menor nível sócioeconômico (NSE), pratica menos atividade física e tem uma dieta rica em calorias/gorduras – fatores que contribuem para o ganho de peso. Sendo assim, o aumento da ingestão de calorias é provavelmente responsável pelo maior ganho proporcional de peso observado durante os 3 primeiros meses após a cessação do tabagismo5.

Para saber mais sobre os métodos e acompanhar a discussão completa dos resultados, clique na imagem e acesse o Jornal Brasileiro de Pneumologia, vol. 45, n 1.

 


¹Jeremias-Martins1 E, 2, A , Chatkin1 JM,3,B . Does everyone who quit smoking gain weight? A real-world prospective cohort study. J Bras Pneumol. 2019;45(1):e20180010.

²Pisinger C, Jorgensen T. Weight concerns and smoking in a general population: the Inter99 study. Prev Med. 2007;44(4):283-9.

³Yeh HC, Duncan BB, Schmidt MI, Wang NY, Brancati FL. Smoking, smoking cessation, and risk for type 2 diabetes mellitus: a cohort study. Ann Intern Med. 2010;152(1):10-7.

4Clair C, Rigotti NA, Porneala B, Fox CS, D’Agostino RB, Pencina MJ, et al. Association of smoking cessation and weight change with cardiovascular disease among adults with and without diabetes. JAMA. 2013;309(10):1014-21.

5Harris KH, Zopey M, Friedman TC. Metabolic effects of smoking cessation. Nat Rev Endocrinol. 2016;12(5):299-308.

Imagem: Freepik.