Fechar

Busca no site:

Erradicação em fases de Pseudomonas aeruginosa (Pa) em crianças com fibrose cística no Brasil

Em estudo de vida real publicado no JBP Vol. 46, N. 4 (Jul/Ago), os pesquisadores comprovaram a efetividade do protocolo de três fases na erradicação de Pseudomonas aeruginosa (Pa) em crianças com fibrose cística no Brasil.

Os especialistas aplicaram o protocolo na Unidade de Pneumologia do Instituto da Criança do HC FM-USP, guiado pela cultura de via aérea, utilizando colistimetato nebulizado e ciprofloxacino oral.

“Diversas estratégias de erradicação da Pa em pacientes com fibrose cística têm sido propostas, mas poucas realizaram o tratamento em fases e incluíram crianças na primeira colonização por Pa na vida, como foi feito em nosso estudo”, informou a primeira autora, Dra. Bárbara Riquena.

A fase 1 do protocolo foi aplicada em 29 pacientes (mediana 2,7 anos; 59% masculino; 65% com no mínimo um alelo F508del). A fase 2, em 12 pacientes e a fase 3, em 6 pacientes.

A taxa de sucesso acumulado foi de 93,1% (IC: 78,0 a 98,1) e apenas 2 pacientes tiveram falha do tratamento de erradicação.

“A partir dos achados do estudo, concluímos que o protocolo de erradicação em fases foi efetivo, com alta taxa de sucesso”, concluiu a pesquisadora.

Clique aqui para ler o artigo completo no JBP Vol. 46 – N. 4 (Julho/Agosto)