Fechar

Busca no site:

Estudo avaliou os fatores de risco em pacientes com doença pulmonar intersticial associada à artrite reumatoide

No artigo original publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), “Avaliação de fatores de risco em pacientes com doença pulmonar intersticial (DPI) associada à artrite reumatoide (AR)“, os pesquisadores identificaram que a idade e a atividade da doença da AR foram fatores de risco importantes associados à DPI-AR.

As seguintes características: idade ≥ 62 anos, sexo masculino, história de tabagismo, crepitações finas na ausculta pulmonar e diminuição da difusão estiveram presentes em 36,6% da amostra. Além disso, a idade ≥ 62 anos e atividade articular moderada ou alta da AR foram fatores de risco independentes para o desenvolvimento de DPI-AR.

“A doença pulmonar intersticial (DPI) é uma forma importante de doença pulmonar relacionada à artrite reumatoide (AR), que impacta em morbimortalidade e muda as estratégias de acompanhamento e tratamento. Por isso, é fundamental conhecermos os fatores de risco para desenvolvimento de DPI-AR na nossa população”, alertou a Dra. Carolina Rossetti Severo, primeira autora da pesquisa.

O estudo retrospectivo transversal incluiu pacientes com mais de 18 anos, em acompanhamento por AR em ambulatório de um serviço terciário de saúde no Brasil, de março a dezembro de 2019, que realizaram provas de função pulmonar (PFPs) e TCAR de tórax.

Referência

Severo CR et al. Assessment of risk factors in patients with rheumatoid arthritis-associated interstitial lung disease. J Bras Pneumol. 2022.