Na manhã desta quarta-feira (29/05), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) realizaram evento alusivo ao Dia Mundial sem Tabaco no Auditório Carlyle Guerra de Macedo, no edifício-sede da OPAS, em Brasília.
A cerimônia reuniu autoridades de saúde, premiou personalidades importantes na luta antitabágica brasileira e reiterou a necessidade de se proteger as crianças contra a indústria do tabaco – temática escolhida pela OMS para a campanha deste ano. O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Ricardo Martins foi representando a entidade no evento.
Compuseram a mesa de abertura o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dr. Antônio Barra Torres; a representante da OPAS no Brasil, Dra. Socorro Gross; o diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil; o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES/MS), Dr. Adriano Massuda; e o representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) Pedro Saldanha.
Na ocasião, a consultora da Opas, Luisete Bandeira, apresentou a campanha da OMS para este ano, que tem como objetivo expor e sensibilizar a sociedade sobre as táticas da indústria para criar novos mercados para produtos de tabaco e nicotina focados em crianças e jovens.
Cabe destacar que a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, uma vez que a maioria dos fumantes se torna dependente até os 19 anos. Por isso, a urgência de se promover uma mudança de comportamento para preservar a atual e as próximas gerações dos perigos associados ao uso do tabaco.
Prêmio do Dia Mundial Sem Tabaco
Todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) homenageia profissionais e instituições com destacado papel no enfrentamento do tabagismo no Brasil e no mundo. Os vencedores são escolhidos a partir de indicações enviadas após uma chamada pública mundial.
Em 2024, a região das Américas contou com três vencedores: a secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle Do Tabaco (Conicq), Dra. Vera Luiza da Costa e Silva; o cirurgião de tórax, Dr. Antônio Pedro Mirra (in memoriam) e o inesquecível pneumologista e sanitarista Dr. Alberto José de Araújo (in memoriam).
Alberto Araújo foi peça fundamental para o avanço da SBPT na luta contra o tabagismo e no tratamento de fumantes. Com vários trabalhos científicos publicados sobre o assunto, o ex-coordenador da Comissão de Tabagismo foi um dos idealizadores do Observatório SBPT de Políticas de Controle do Tabagismo, que obviamente leva o seu nome. Foi grande e generoso em todas as suas ações profissionais e relações interpessoais.