Fechar

Busca no site:

SBPT realiza Encontro Virtual Especial no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06)

No dia 5 de junho (segunda-feira), às 13h (BRT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizará um Encontro Virtual gratuito, via zoom, sobre a carga de câncer de pulmão de causa ocupacional e do mesotelioma.

O debate será conduzido pelo pneumologista Dr. Eduardo Algranti, coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, com a convidada internacional Dra. Sara De Matteis, médica ocupacional e ambiental do National Heart & Lung Institute (NHLI). Haverá tradução simultânea em inglês/português.

Encontro Virtual SBPT – World Environment Day: the burden of occupational lung cancer and mesothelioma

Data: 05/06/2023 (segunda-feira).
Horário: 13h.
Clique aqui para se inscrever (em breve).

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e o câncer de pulmão ocupacional

A campanha “World Environment Day” é proposta todos os anos pela United Nations Environment Programme (UNEP) desde 1973.

Em 2023, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia chama a atenção para os agentes cancerígenos no ambiente de trabalho como importante problema de saúde pública no Brasil.

O câncer de pulmão ocupacional é o mais frequente entre todos os tipos de cânceres ocupacionais, representando entre um quarto e um terço dos casos, seguido pelo câncer de pele e câncer em outros órgãos do sistema respiratório.

O projeto Global Burden of Disease estimou que, em 2019, os óbitos por câncer de pulmão atribuíveis à exposição ocupacional e à poluição atmosférica no Brasil foram de 13,3% e 9,8%, respectivamente. Comparativamente, o tabaco apresentou um risco atribuível de 61,4% dos óbitos por câncer de pulmão. Por sua vez, o mesotelioma teve uma fração atribuível à ocupação de 91,1%. ¹

É importante salientar que os compostos tóxicos presentes no cigarro podem interagir com os cancerígenos ocupacionais e aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de pulmão.

Os principais agentes classificados como cancerígenos humanos pela International Agency for Research of Cancer (IARC/OMS) frequentemente encontrados no ambiente de trabalho, na forma de gases, fumos, vapores e poeiras são: arsênio, asbesto, berílio, cádmio, cromo hexavalente, níquel, fumos de diesel, radônio e sílica cristalina. Dentre estes, destacam-se o asbesto, por ser um potente cancerígeno, e a sílica, pelo grande número de expostos.

“O asbesto é responsável por metade de todos os casos de câncer de pulmão ocupacional. Esse agente pode dar origem a mais de um tipo de câncer: mesotelioma maligno, câncer de pulmão, laringe e ovário”, informa o coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da SBPT, Dr. Eduardo Algranti.

“Até que se prove o contrário, todos os casos de mesotelioma pleural são devido à exposição ao asbesto. Trata-se de um tumor raro, agressivo, de alta letalidade e cuja incidência tem aumentado no estado de São Paulo”, alerta.

Ainda, um estudo ecológico brasileiro publicado recentemente na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health descreveu um excesso de mortes por câncer de pulmão, mesotelioma e câncer de ovário em indivíduos de 30 anos ou mais que residiam em um agregado de 29 municípios onde houve exploração e produção de asbesto e/ou indústrias de cimento-amianto. ²

“Além disso, um mesmo tipo de câncer pode ser causado por mais de um agente, como os cânceres sino-nasais causados por poeiras de madeira, poeiras de trabalho com couro e névoas ácidas”, complementa o especialista.

Segundo ele, é importante que os profissionais da saúde se atentem a uma anamnese ocupacional dirigida e que ampliem seus conhecimentos sobre o tema para identificar esses tipos de câncer.

Referências

¹ Global Burden of Disease, 2019.

² Saito CA, Bussacos MA, Salvi L, Mensi C, Consonni D, Fernandes FT, Campos F, Cavalcante F, Algranti E. Sex-Specific Mortality from Asbestos-Related Diseases, Lung and Ovarian Cancer in Municipalities with High Asbestos Consumption, Brazil, 2000-2017. Int J Environ Res Public Health. 2022 Mar 19;19(6):3656. doi: 10.3390/ijerph19063656. Erratum in: Int J Environ Res Public Health. 2022 May 31;19(11): PMID: 35329341; PMCID: PMC8949971.