Fechar

Busca no site:

Comunicado: mudanças nos eventos, cursos e atividades da SBPT devido à COVID-19

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia declara que todas as atividades presenciais que estavam previstas para os próximos 90 dias estão suspensas, em cumprimento às recomendações de prevenção da COVID-19 divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde do Brasil.

Em uma atitude consciente e responsável de proteção dos nossos sócios e de toda a comunidade, os eventos que aconteceriam até 16 de junho de 2020 foram cancelados. Após este prazo ou caso haja uma reavaliação da situação da epidemia do coronavírus no país, a Sociedade voltará a se manifestar.

Confira abaixo qual foi a decisão da Diretoria da SBPT com relação a cada evento oficial:

XXI Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) e III Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNPed)

O XXI CNAP e III CNPed 2020 foram migrados para a modalidade EAD. Todas as aulas da programação de cada um dos cursos estão sendo gravadas pelos professores e serão disponibilizadas na íntegra online, na plataforma Moodle (ead.sbpt.org.br), para aqueles que já se inscreveram. As inscrições serão reabertas em breve. 

Se você está inscrito, tem direito ao curso completo online. 

Mesmo assim, aqueles que optarem por desistir do curso terão direito a reembolso. Neste caso, solicitamos que envie nome completo, CPF e dados bancários para financeiro@sbpt.org.br até 23/03/2020.

SBPT Acolhe

A Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes, que seria oferecida pela SBPT em 18 e 19 de abril de 2020, foi suspensa. A SBPT vai remarcá-la em data oportuna, a depender do controle da COVID-19 no Brasil.

Exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Pneumologia – categoria especial

A prova de Título de Especialista – categoria especial –, que seria realizada em 19 de abril de 2020, foi cancelada, sem previsão de remarcação.

Exame de Suficiência para Obtenção do Certificado da Área de Atuação em Medicina do Sono

De acordo com a AMB, a prova inicialmente prevista para 30/05/2020, foi suspensa por tempo indeterminado.

Exame de Suficiência para Obtenção do Certificado da Área de Atuação em Toxicologia Médica

A prova inicialmente prevista para 23/05/2020 foi suspensa por tempo indeterminado.

Programa de Educação Continuada (PEC SBPT)

Os PECs de Manaus (AM) e São Luís (MA), que estavam previstos para abril de 2020, serão suspensos. Ainda não há previsão de remarcação.

Curso de Técnico em Espirometria 2020 – Turma 1

As aulas práticas, previstas para 3 e 4 de abril, foram suspensas e serão reagendadas posteriormente.

Curso Avançado de Função Pulmonar 2020 – Turma 1

As aulas presenciais, previstas para 25 e 26 de abril de 2020 no Centro de Treinamento SBPT, em Brasília, foram suspensas e serão reagendadas posteriormente.

Curso de Teste de Exercício Cardiopulmonar 2020 – Turma 1

As aulas práticas, previstas para 30 e 31 de maio de 2020, no Centro de Treinamento SBPT, em Brasília, foram suspensas e serão reagendadas posteriormente.

A SBPT reforça as recomendações da Organização Mundial da Saúde à população: manter-se em casa, dispensar os funcionários sempre que possível, se relacionar a uma distância de 1 m da outra pessoa, lavar as mãos frequentemente, utilizar máscaras N-95 se estiver com sintomas respiratórios, só procurar o serviço de saúde em caso de febre e falta de ar. 

A SBPT mantém um canal para prestar esclarecimentos específicos aos profissionais da saúde: sbpt.org.br/portal/coronavirus.

Sobre o atendimento na Sociedade

Os colaboradores da SBPT estão trabalhando remotamente no período de quarentena. A SBPT está atendendo o sócio em dias úteis, das 9h às 17h, pelo 0800 61 6218, mensagem no whatsapp 61 7402-1169 e e-mail.