O Workshop de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Doenças Respiratórias Crônicas e o evento de Pesquisa e Inovação Pensar 2018 encerraram o mês de novembro com projetos importantes para a pesquisa e para a saúde pública.
Workshop de ATS e PCDT em Doenças Respiratórias Crônicas – Belo Horizonte (MG)
“A reunião uniu instituições públicas e profissionais da saúde para se discutir protocolos e diretrizes de manejo da asma grave e DPOC e, assim, caminharmos no sentido da aprovação de novas tecnologias e tratamentos no SUS, como os imunobiológicos, por exemplo”, informa o pneumologista da SBPT, Dr. José Eduardo Cançado.
“Atualmente, a asma e a DPOC respondem pela quarta ou quinta causa de internações nos hospitais do SUS. É mais vantajoso economicamente tratar o paciente para que ele não seja hospitalizado”, completa o médico.
Ele lembrou ainda, do papel das sociedades médicas nas proposições de tecnologias para submissão no CONITEC, atuando em conjunto com a indústria farmacêutica.
O presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia (SMPCT), Dr. Rodrigo Barbosa, também esteve propondo soluções na mesa redonda: “Impacto da DPOC no SUS: o Desafio da Sustentabilidade em Tempos de Crise”.
Pensar 2018 – Goiânia (GO)
Evento organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com parceiros discutiu as inovações em saúde respiratória.