As consultas públicas sobre a incorporação da terapia tripla com apenas um dispositivo inalatório foram abertas no dia 15/7/24 e se encerrarão no dia 05/8/24.
A consulta de número 44 é para o Trelegy: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-44-2024-furoato-de-fluticasona
E a de número 42 para o Trimbow: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-42-2024-spray-de-dipropionato
A incorporação desses medicamentos será um grande avanço no manejo dos nossos pacientes com DPOC, especialmente os graves, exacerbadores ou com inflamação eoosinofilica.
A terapia tripla nesse grupo de pacientes é superior a dupla oncodilatação em relação a redução dos sintomas, redução de crises e redução da mortalidade.
Além disso, o uso da mesma com apenas um inalador pode melhorar a adesão, a técnica de uso e em muitos pacientes a eficácia em relação ao uso com mais de um tipo de dispositivo.
Por estes motivos, solicitamos que façam contribuições para essas consultas públicas descrevendo os benefícios da terapia tripla com apenas um dispositivo, tanto do ponto de vista da prática clínica diária, quanto com a inserção de artigos e revisões com evidências científicas fortes.
É fundamental que sejam feitas contribuições nas duas consultas públicas para que nossos pacientes tenham a opção de usar a terapia tripla com Ellipta, um inalador de pó, ou com Nexthaler, um inalador pressurizado, de acordo com a gravidade da obstrução, cognição, destreza para uso com técnica adequada e preferências.
Também é importante que convidem seus pacientes para enviarem contribuições relatando a suas experiencias pessoais com a terapia tripla.
A chance de incorporação aumenta com o número e com a qualidade das contribuições.
A comissão de DPOC esteve presente na reunião da CONITEC e disponibilizou revisão dos principais motivos para incorporação da terapia tripla com apenas um dispositivo no site da SBPT, basta clicar no link da Comissão de DPOC da SBPT: https://sbpt.org.br/portal/c/dpoc/