Fechar

Busca no site:

Oxigenoterapia na criança

American Thoracic Society
Informações ao Paciente – Oxigenoterapia em  Crianças


Crianças com doença pulmonar podem apresentar  baixos níveis de oxigênio e parte delas irão necessitar oxigênio suplementar , a fim de trazer os seus níveis teciduais  de oxigênio a um nível saudável.  Crianças com doenças pulmonares tais como a displasia broncopulmonar (DBP) ou fibrose cística (FC) podem necessitar de terapia com  oxigênio. Terapia com oxigênio suplementar  protege os tecidos corporais  dos efeitos deletérios de  baixos níveis de oxigênio , ajudando-os a funcionar melhor, o que lhes permite ter uma vida mais ativa.

Por que algumas crianças precisam de terapia com oxigênio?

O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém cerca de 21 por cento de oxigênio ao nível do mar. Esta quantidade é suficiente para as crianças que têm pulmões saudáveis e muitos com doença pulmonar. No entanto, algumas crianças com doença pulmonar são incapazes de captar oxigênio suficiente em seus corpos através da respiração normal. Elas irão necessitar de  oxigênio extra para manter a função normal.

Como posso saber se meu filho precisa de oxigênio?

Um profissional de saúde irá descobrir se seu filho precisa de oxigenoterapia, testando o nível de oxigênio em seu sangue. Este teste é chamado de gasometria de sangue arterial . O sangue é colhido de uma artéria (normalmente no pulso). O nível de oxigênio de seu filho (a saturação de oxigênio ou  SpO2 também pode ser medida com um pequeno dispositivo chamado oxímetro de pulso. Este dispositivo pode ser colocado sem dor no dedo da mão de  seu filho, dedo do pé ou orelha. Com este dispositivo, SpO2pode ser verificada ao longo de um período de tempo, por exemplo, durante o sono ou exercício. O objetivo geral é manter o  oxigênio do seu filho em um nível que atenda a necessidade corporal, geralmente 90% ou acima em determinados casos.

Quantos litros de  oxigênio meu filho deve receber?

O oxigênio é um tratamento médico. Um médico prescreve uma receita com a quantidade de oxigênio necessária com o respectivo  fluxo. Pode ser necessário taxas de fluxo para diferentes atividades, por exemplo, durante o exercício, comer, e dormir. É muito importante que você use o oxigênio exatamente como ele foi receitado. Usando uma quantidade inferior pode levar a uma sobrecarga cerebral  e no coração do seu filho, resultando em fadiga, perda de memória ou alterações na função cardíaca. O excesso de oxigênio também pode ser um problema, por vezes, especialmente para os pulmões.

O meu filho vai precisar de oxigênio durante o sono?

Durante o sono, as pessoas abrandam  a sua respiração e não  respiram mais profundamente. Se uma pessoa tem um nível baixo de oxigênio durante a vigília, geralmente terá menor nível durante o sono. Em alguns casos, as crianças que podem não necessitar  de oxigênio extra enquanto acordado podem precisar de oxigênio durante o sono. O profissional de saúde vai ajudar você a descobrir quanto de oxigênio seu filho deve usar à noite.

O meu filho vai precisar de oxigênio durante a atividade física?

Durante qualquer atividade física, a pessoa respira  rápida e profundamente para obter mais oxigênio. Para saber se será necessário oxigênio extra durante a atividade física, o médico pode solicitar um teste de caminhada para  medir a  saturação de oxigênio. As crianças e adolescentes podem ser observadas durante as atividades de lazer e alimentação.

Quantas horas por dia o meu filho vai precisar de oxigênio?

Algumas crianças precisam usar oxigênio suplementar quando eles estão ativos ou durante o sono. No entanto, em alguns casos, uma criança necessita de oxigênio suplementar 24 horas por dia. Às vezes, seu filho pode parecer bem para você. Seu filho pode não parecer estar necessitando oxigênio ou não ter a pele azulada ou estar com os lábios arroxeados. No entanto, isso não significa sempre que o nível de oxigênio do seu corpo é o ideal. É melhor ter o nível de oxigênio de seu filho medido se você não tem certeza de quanto oxigênio é necessário. Às vezes, um oxímetro de pulso domiciliar pode ser util.

O meu filho sempre precisará usar oxigênio?

Muitas crianças que necessitam de oxigênio suplementar para tratar seu problema pulmonar crônica terão que continuar sua terapia de oxigênio por tempo prolongado. Algumas crianças podem precisar fazer uso de  oxigênio suplementar  somente durante uma recidiva da doença ou infecção. Eles podem ser capazes de reduzir ou mesmo parar o seu uso se sua condição melhore. Você nunca deve reduzir ou interromper a terapia de oxigênio do seu filho por conta própria. Fale com o medico do seu filho se você acha que é necessário uma mudança na suplementação de oxigênio do seu filho.

Quais são os diferentes tipos de sistemas de oxigênio?

O oxigênio pode ser entregue a partir de três tipos de fontes: um concentrador de oxigênio, sistema de oxigênio líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal (tanque). A escolha certa para o seu filho depende de quanto é necessário, e das atividades diárias do seu filho. Outras coisas a ter em mente são as restrições de onde você mora e os custos.

O que são concentradores de oxigênio?

Um concentrador produz oxigênio por concentração do oxigênio que se encontra no ar e com  remoção de outros gases. O concentrador é alimentado por eletricidade.

O que é oxigênio líquido?

Oxigênio líquido é feito por gás de oxigênio de super-arrefecimento, mudando-o para uma forma líquida. Quando na forma líquida, o oxigênio ocupa muito menos espaço e pode ser armazenado em um recipiente especial.

O que são cilindros de oxigênio?

O oxigênio é comprimido em um cilindro de metal (chamado também um tanque), sob alta pressão. O oxigênio pode ser armazenado em grandes ou pequenos cilindros.

O que é uma cânula nasal?

A cânula nasal é um tubo que tem duas pontas para serem introduzidas nas narinas. O tubo está ligado ao sistema de oxigênio. Os tamanhos diferentes de cânula nasal estão disponíveis e algumas cânulas  são mais macias do que as outras.

Quais são os dispositivos que conservam  oxigênio?

Dispositivos de conservação  de oxigênio fazem a entrega de oxigênio mais eficiente e reduzem  a quantidade de oxigênio que é desperdiçada. Existem vários tipos de dispositivos conservadores de oxigênio , no entanto, eles não podem ser usados por crianças mais jovens.

Como posso ajudar o meu filho se sentir  confortável com o uso de oxigênio?

Algumas crianças resistem ao uso da cânula nasal ou de uma máscara em seu rosto. Às vezes uma medida  útil é  deixá-los ver  em uma outra criança, ou colocar um em um bicho de pelúcia favorito. Elogie a criança para manter o tubo ou a máscara em seu rosto. Se o nariz do seu filho fica irritado pela cânula nasal, você pode alternar para uma máscara facial. Lembre-se de que há  mais vazamento de oxigênio ao redor da máscara , portanto é necessário um fluxo mínimo de oxigênio de 5 litros. Se você usar um fluxo muito alto com cânula nasal, pode ser mais irritante para o nariz. Se mais do que isso é necessário, você deve mudar para uma máscara facial. Usando um umidificador para ajudar a manter a umidade oxigênio pode ajudar a prevenir a irritação nasal de ar seco.

Que cuidados devo ter enquanto o meu filho usa a terapia de oxigênio?

Se o seu filho está  muito sonolento ou cansado, tem dores de cabeça matinais, ou parece com  falta de ar, você precisa entrar em contato com seu médico. Se seu filho ou bebê parece cansado, menos ativo, está respirando com mais dificuldade, os lábios ou unhas estão azuladas, entre em contato com seu médico.

Eu tenho que preocupar com oxigênio explodir ou queimar?

Oxigênio por si só não vai explodir e não irá  queimar, mas o oxigênio pode tornar uma chama mais quente  e queimar mais forte um principio de incendio. Nunca fume em torno de dispositivos de oxigênio ou uma pessoa usando oxigênio. Mantenha oxigênio pelo menos 2 metros de distância de qualquer chama acesa.  Fixar  todos os cilindros, colocando-os  em um lugar seguro ou, prendendo-o a  uma parede. Lembre-se: o oxigênio é seguro e útil se for utilizado de acordo com as orientações recomendadas.

O que precisamos fazer quando o meu filho viaja?

Seu filho pode viajar mesmo em terapia de oxigênio. No entanto, viajar com oxigênio requer um planejamento cuidadoso com bastante antecedência de sua viagem. Verifique com sua companhia de transporte (avião, trem, ônibus, barco) sobre suas políticas para o curso com o oxigênio. Certifique-se de que você tem a quantidade  de oxigênio suficiente em caso de atrasos ou emergências. Mantenha uma cópia de prescrições de oxigênio e medica do seu filho com você. Você deve manter os números de emergência à mão (médico, empresa de fornecimento de oxigênio e nomes de médicos e hospitais onde você está viajando.

Etapas da ação

  • O oxigênio é um tratamento médico.
  • Use oxigênio exatamente como prescrito
  • Se o seu filho tem algum destes sintomas: falta de ar, dor de cabeça pela manhã, ou parece mais cansado ou sonolento, entre em contato com seu médico.
  • Oxigênio usado corretamente é seguro.
  • Não fume perto de oxigênio, ou mantenha o oxigênio perto de
  • chamas ou outras fontes de calor ou chamas.

A informação que aparece nesta série é apenas para fins educacionais e não deve ser usado como um substituto a um médico ou a um outro profissional  de saúde. Para mais informações sobre esta série  entre em contato com www.thoracic.org. Autores: Marianna Sockrider, MD, DrPH; Lee W. Evey, BS, RRT; Roni Grad, MD; Albin Leong, MD. Tradução por Cassio da Cunha Ibiapina
Professor do Departamento de Pediatria da UFMG, Membro do departamento de Pneumologia Pediatrica da SBPT