Fechar

Busca no site:

Como é feita a escolha da cidade-sede dos Congressos da SBPT?

A cada dois anos, a SBPT escolhe a cidade-sede do Congresso Brasileiro de Pneumologia que será realizado daqui a quatro anos.

Em 2022, o local selecionado para 2026 será divulgado na Assembleia Geral do 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, que acontecerá em 12/10/2022, às 17h, em Campinas (SP).

Este ano, a etapa de candidatura se encerrou em 13/06/2022. Após Carta Oficial enviada às Sociedades Estaduais de Pneumologia em 23/03/2022, a SBPT analisou as propostas e iniciará as visitas técnicas. O relatório de inspeção será apresentado ao Comitê Técnico até 26/08/2022.

Conforme o Estatuto da SBPT, este Comitê tem a função de validar as candidaturas antes da votação final. Os membros são a atual Presidente da SBPT, Irma de Godoy, o Presidente do Conselho Deliberativo, José Miguel Chatkin, e os Presidentes dos quatro últimos Congressos, Mário Terra (2020), Maria Enedina Scuarcialupi (2019), Marcelo Rabahi (2018) e Mara Rúbia Figueiredo (2017).

Após a justificativa do Comitê Técnico, as apresentações das candidaturas aprovadas serão submetidas ao Conselho Deliberativo e à Diretoria para votação eletrônica fechada. A votação final será de 19 a 30/09/2022, quando a cidade escolhida será informada às Sociedades candidatas.

Como funciona?

Para enviar uma proposta de cidade sede dos Congressos SBPT, a Sociedade Estadual deve estar com a documentação fiscal em dia. O presidente do Congresso, indicado na proposta, deve ser pneumologista com Título de Especialista, associado efetivo adimplente da SBPT ou associado efetivo remido no gozo dos seus direitos estatutários.

Etapas de escolha da cidade-sede do Congresso SBPT

Envio de Carta Oficial às Sociedades Estaduais -> Análise das propostas e visitas técnicas -> Validação do Comitê Técnico -> Votação da Diretoria e Conselho Deliberativo -> Divulgação do resultado às candidatas -> Homologação do resultado.