A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) informa que a GSK encaminhou, a nosso pedido, carta esclarecendo a situação do abastecimento do medicamento ambrisentana (Volibris), utilizado no tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP).
Segundo a empresa, o aumento não programado da demanda pelo medicamento, associado a limitações globais no suprimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), impactou a produção e a logística de distribuição.
Em dezembro de 2024, a GSK notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a possibilidade de atrasos no fornecimento do medicamento na apresentação de 5 mg COM REV X 30 e, na apresentação de 10 mg COM REV X 30, caracterizando uma descontinuação temporária.
A multinacional reforça que está empenhada em solucionar a questão e importar mais volumes do medicamento para atender à demanda do mercado e reitera que a instabilidade no abastecimento é provisória, sendo a notificação de ‘descontinuação temporária’ apenas um termo técnico para formalização do atraso de fornecimento junto à Anvisa.
A SBPT reconhece a importância do acesso contínuo ao tratamento para os pacientes com hipertensão arterial pulmonar e acompanhará a situação de perto.
Para ler o comunicado na íntegra, clique aqui.