Fechar

Busca no site:

Encontros Virtuais SBPT – Como fazer telemedicina (vídeo)

Em caráter excepcional durante a pandemia, os médicos estão utilizando a telemedicina para assistência, educação e pesquisa em saúde. Daqui para frente, a tendência é aumentar os atendimentos a distância.

Sendo assim, o Diretor de Defesa Profissional da SBPT, Dr. Flávio Mendonça, convidou o Dr. Marcelo Gervilla Gregório para orientar profissionais da saúde sobre a teoria e prática da telemedicina.

Para iniciar a teleconsulta, é necessário aplicar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) – baixe o modelo aqui. O Termo inclui a identificação das partes; informações gerais, como valor da consulta, prazo de retorno, etc. e autorização para a telemedicina. Se não tiver um sistema de assinatura digital, há possibilidade de pedir ao paciente que confirme a leitura, assine e fotografe o documento.

Os pneumologistas responderam às questões sobre remuneração em telemedicina. A orientação da Agência Nacional de Saúde (ANS) é de que o valor seja equivalente ao presencial. Não é recomendado diminuir o valor já que a teleconsulta costuma ser mais trabalhosa que o atendimento presencial, porque exige trâmite de documentos, ferramentas e anamnese mais completa.

O público participante fez perguntas sobre atendimento de crianças, alsculta, retornos, prontuário médico, assinatura digital, cobrança, softwares gratuitos e muitas outras.

Acompanhe as respostas no Encontro Virtual completo abaixo:

Na próxima quinta-feira (02/07), às 20h, a SBPT apresenta o Encontros Virtuais sobre função pulmonar.

Envie a sua pergunta para: http://abre.ai/evirtuais02dejulho. Confira a programação e participe!: