Tanto o projeto “Registro Brasileiro de Fibrose Cística (REBRAFC): conhecendo o presente para mudar o futuro das pessoas”, do Dr. Luiz Vicente Ribeiro, como o projeto “Capacete de Respiração Assistida Elmo”, do Dr. Marcelo Alcantara Holanda, estão concorrendo ao Prêmio Euro na categoria “Inovações em Processos Relacionados à Saúde”.
O Registro Brasileiro de Fibrose Cística é uma ferramenta nacional e inovadora de armazenamento e análise de dados de pessoas com Fibrose Cística (FC), que tem como propósito criar e manter o histórico das pessoas ao longo do tempo, incluindo aspectos do diagnóstico, tratamento e de desfechos de saúde. É uma estratégia única de engajamento dos profissionais de saúde atuantes na área, cujos dados coletados já subsidiam decisões do Ministério da Saúde sobre novas drogas.
Já o capacete Elmo foi desenvolvido para suporte respiratório a pacientes hospitalizados com Covid-19. A iniciativa reuniu governo, setor produtivo e academia. Em seis meses, o capacete foi prototipado e testado, obtendo-se autorização da ANVISA. Foram distribuídas cerca de 11 mil unidades no Brasil, com mais de 40 mil pacientes beneficiados. A taxa de sucesso (ausência de intubação) foi em torno de 66%. Caso modelar de inovação, ele é escalável para outras condições de insuficiência respiratória aguda.
Dois projetos incríveis que merecem este reconhecimento!
Se você ainda não votou, participe!
Acesse: https://premioeuro.com/ e registre o seu voto.
Prêmio Euro
O Prêmio Euro é patrocinado pela Eurofarma e incentiva ações que contribuam para uma melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas, que tenham resultados comprováveis e cujo planejamento, desenvolvimento, criação, execução ou pesquisa tenham sido realizados no território dos 17 países da América Latina onde a farmacêutica atua. O projeto vencedor ganhará 500 mil euros. Além disso, 11 iniciativas serão contempladas com 50 mil euros.