Fechar

Busca no site:

Diretoria da SBPT apresenta as resoluções da reunião de 23/03/2019

A SBPT vai lançar capacitação para Técnico em Polissonografia, viabilizar um congresso junto ao GBOT para ampliar a participação da Pneumologia na área de Câncer de Pulmão. Além disso, o texto das regras do Programa Atualizar está mais claro. Veja o resumo das discussões.

Programa Atualizar

A SBPT vai premiar 15 sócios com pacotes para os Congressos de João Pessoa, por meio do Programa Atualizar, com o apoio da GSK: cinco serão para residentes e 10 para sócios adimplentes efetivos e remidos, independentemente de distribuição geográfica.

Ademais, a GSK vai levar 70 associados aos eventos, através de sorteio entre os interessados.

A presidente-eleita da SBPT e responsável pela implementação do Atualizar, dra. Irma de Godoy, trará as regras de funcionamento oficializadas para a próxima reunião.

O texto das regras foi organizado e simplificado. Acesse aqui a página do Programa Atualizar.

Curso de Medicina do Sono SBPT

Em reunião entre os coordenadores do Curso, dra. Sônia Togeiro e dr. Pedro Genta, com o Presidente da SBPT, dr. José Miguel Chatkin e o Diretor de Ensino, dr. Alberto Cukier, ficou definido que grande parte das aulas serão regravadas e atualizadas ainda este ano.

Cursos de Função Pulmonar Avançado e de Técnico em Espirometria

A Coordenadora do Departamento de Função Pulmonar da SBPT, dra. Maria Raquel Soares, reunida com a Diretoria da SBPT, sugeriu atualizar a programação da área e criar um módulo específico em Ergoespirometria.

A Diretoria votou por organizar os cursos em níveis: 1 – Técnico em Espirometria; 2 – Curso de Função Pulmonar Avançado e 3 – Curso de Ergoespirometria.

As vídeo-aulas terão, no máximo, 20 minutos. O aluno deve assisti-las integralmente e responder a cinco questões para avançar os módulos.

Os sócios que concluírem o Curso de Função Pulmonar Avançado terão direito ao Selo de Qualidade da SBPT.

Atualização da Diretriz de Fibrose Cística

O coordenador da Comissão Científica de FC, dr. Rodrigo Athanazio, foi convidado a participar da reunião e assumiu a elaboração do cronograma definitivo para esta Diretriz. A Diretoria Científica da SBPT será envolvida em todas as correspondências e decisões referentes ao assunto. A definição da empresa que fará a revisão sistemática e meta-análise fundamentais para a qualidade deste documento está em fase de negociação.

Plataforma EAD SBPT

A reestruturação da Plataforma de Educação a Distância da SBPT, com a migração de todo o conteúdo para o sistema Moodle, está em fase final e deverá estar operante em cerca de 20 dias.

Na versão atual, a interface foi modernizada, a segurança foi aprimorada e novas ferramentas foram incluídas, tais como: meios de pagamento online de inscrições (PayPal, Cielo, Pagseguro, etc.), lista de cursos favoritos, feedback das aulas por áudio e vídeo, opção de linha do tempo das atividades na plataforma, entre outros recursos.

No momento, estão ativos os seguintes cursos EAD: Medicina do Sono 2019, Saúde Respiratória Para Médicos Não-Especialistas e Imagem.

O Curso Auxiliar na Formação de Especialistas em Pneumologia, dirigido a residentes, teve boa avaliação na edição anterior e, por isso, será mantido sem alterações. As inscrições serão reabertas após a confirmação dos novos residentes. O documento já foi solicitado às instituições cadastradas no CNRM e MEC.

Três novos cursos foram considerados, aguardando definição futura: “Ultrassonografia de Tórax”, “Doenças Raras” e “Doenças Intersticiais”.

Aproximação com Residentes e membros de Ligas Acadêmicas

O Diretor de Ensino da SBPT, dr. Alberto Cukier, questionou a oito residentes de Pneumologia da USP sobre como haviam se informado sobre os cursos e outras atividades da nossa associação. A maioria soube por conhecidos, e não pela própria Sociedade.

Estes mesmos residentes, quando questionados sobre o motivo para se associarem à SBPT, citaram as opções educacionais e a possibilidade de pontuação no Programa Atualizar.

Apesar de ser uma amostra pequena, o dr. Cukier chamou a atenção para a falta de comunicação com este grupo de médicos e estudantes e sugeriu ações específicas para melhorar a divulgação de todas as atividades oferecidas pela SBPT na plataforma de Educação A Distância.

Ficou definido que a Diretoria de Comunicação se encarregará de manter um fluxo de comunicação específico com esse tipo de público.

Título de Especialista

O edital está em fase de avaliação pela AMB para poder ser publicado. O dr. Cukier informou, oficialmente, os membros que estão assessorando a Diretoria de Ensino nesta atividade: dr. Frederico Leon Arrabal Fernandes, dra. Veronica Amado, dr. José Leônidas Alves Júnior e dr. Ricardo Amorim Corrêa.

Atualização do Estatuto

O Estatuto da SBPT está em fase de revisão pela Diretoria biênio 2019-2020. A equipe responsável pelo estudo do Novo Estatuto é formada pelos seguintes membros: Dr. José Miguel Chatkin, Dra. Irma de Godoy, Dr. Fernando Luiz Cavalcanti Lundgren, Dr. Benedito Francisco Cabral Júnior e Dra. Jussara Fiterman.

O funcionário Felipe Vidal ficou responsável por encaminhar a solicitação de sugestões para todos associados, com especial atenção do Conselho Deliberativo.

Parceria com o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT)

Será realizado um congresso em conjunto com o GBOT, no Hotel Renaissance, em São Paulo, entre 08 e 11/11/2019, com um turno dedicado à Oncologia Torácica. A SBPT e a SPPT serão responsáveis por definir a agenda científica e fazer a divulgação, sem despesas financeiras para a SBPT. 

A parceria foi viabilizada pela Comissão Científica de Câncer de Pulmão da SBPT, por meio do coordenador da Comissão, Dr. Gustavo Faibischew Prado. “É um congresso grande, em que nós teremos um turno inteiro para programar. É de alto interesse da Pneumologia e uma das prioridades desta gestão – a participação do pneumologista no atendimento do Câncer de Pulmão, que atualmente limita-se ao diagnóstico e encaminhamento ao oncologista”, explica o presidente da SBPT, Dr. Chatkin.

Parceria SBPT-ERS

Visando a projeção global do profissional brasileiro e da pesquisa nacional em Medicina Respiratória, a SBPT confirmou investimento em ações conjuntas com a European Respiratory Society (ERS). Entre elas, os membros da SBPT se tornam, automaticamente, membros da ERS, com amplo acesso a todos os itens no site daquela sociedade.

Segundo a ERS, em 2018, apenas 449 sócios da SBPT acessaram os benefícios da Sociedade Europeia regularmente. Para estimular o associado a usufruir desses recursos, além de ação intensa da Diretoria de Comunicação, foi sugerido que a ERS amplie o leque de atividades em português, além do Portuguese/Spanish Day durante os congressos anuais da ERS.

Busca de novas lideranças

Por tratar-se de uma atividade de longo prazo e dentro da perspectiva de gestão conjunta por 4 anos (gestão Chatkin e Gestão Irma), a dra. Irma de Godoy ficou responsável por estudar estratégias de contato para apresentar a SBPT aos jovens talentos.

Certificados dos Cursos de Habilitação da SBPT

A SBPT aguarda o posicionamento da AMB sobre o assunto. O Diretor de Defesa e Exercício Profissional, dr. Flávio Mendonça, ressaltou a importância de ficar claro no certificado que a função pulmonar não é área de atuação e, portanto, a habilitação não é reconhecida pelo CRM como uma formação especializada.

Outros assuntos discutidos foram:

– O demonstrativo financeiro, apresentado pelo dr. Paulo Loivos, ressaltou as altas despesas e saídas no caixa a cada início do ano, sem a entrada compensatória. Entende-se que essa situação deverá ser normalizada nos próximo trimestre.

– Auxílio voluntário do dr. Carlos Viegas à Diretoria de Ensino nas demandas relacionadas ao Centro de Treinamento SBPT, em Brasília.

– Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Asma junto ao Ministério da Saúde.