Fechar

Busca no site:

Dia Mundial Sem Tabaco: SBPT realiza evento ao vivo no YouTube

Todos os anos, em 31 de maio, as instituições de saúde chamam a atenção para os danos à saúde, riscos sociais e econômicos do tabagismo. Em 2022, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta também para o impacto ambiental causado pelos cigarros e cigarros eletrônicos.

Por isso, neste Dia Mundial Sem Tabaco 2022 (31/05), a SBPT realizou o evento Cigarros eletrônicos e produtos do tabaco: poluindo o ambiente interno e externo, ao vivo no YouTube, às 19h, com os pneumologistas da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade.

Assista aqui:

 

Cigarros eletrônicos: o que se sabe até agora sobre os “vapes”

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) lembra que os dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) são produtos da mesma indústria que já causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo, muitas delas, evitáveis.

No podcast Direto ao Ponto SBPT sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, o coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa, explicou que os novos produtos da velha indústria contêm pelo menos 80 substâncias químicas, entre elas, a nicotina, que causa dependência, além propilenoglicol e glicerina vegetal, que produzem acetaldeído, substância associada ao reforço do poder de dependência da nicotina.

Além disso, o especialista esclarece que o filamento aquecido dentro desses dispositivos é feito com metais, como níquel, latão, cobre e cromo, que são inalados conforme o líquido aquece e gera vapor. Portanto, fumantes de cigarro eletrônico têm níveis maiores de concentração de níquel no organismo, por exemplo, um carcinogênico grau 1, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).

Em uma revisão sistemática publicada recentemente pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da Austrália, a análise toxicológica do cigarro eletrônico identificou 243 substâncias químicas, sendo 38 venenosas, uma proibida nos líquidos desses dispositivos e três em quantidade acima do permitido.

No Brasil, os especialistas de saúde solicitaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que mantenha a proibição de comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos de fumar (RDC nº 46/2009), que fortaleça a fiscalização para que a resolução seja cumprida, que realize campanhas para desmentir o mito de que cigarro eletrônico “é só vapor” e que mantenha um registro compulsório de casos de síndrome respiratória causada pelo produto no Brasil – doença conhecida como EVALI (E-cigarette or vaping use-associated lung injury).

Além da EVALI, o cigarro eletrônico pode causar as mesmas doenças do cigarro convencional, tais como, angina, infarto, DPOC, alterações vasculares, crises de asma, etc.

Até 10/06/2022, a Anvisa está recebendo contribuições sobre a regularização de produtos fumígenos no Brasil. A SBPT encoraja o público a responder a favor da saúde e contra a liberação desses produtos no país. Acesse aqui a Tomada Pública de Subsídios – TPS nº 6/2022.

Cigarros eletrônicos e produtos de tabaco: poluindo o meio ambiente interno e externo

Além de comprometer a vida humana, a indústria do tabaco compromete os recursos naturais do planeta. De acordo com a OMS, a produção de cigarros causa:

– O desmatamento de 600 milhões de árvores para liberação de mais de 200 mil hectares para produção de tabaco.

– A poluição do ar, com 84 milhões de toneladas de CO2 liberadas na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global

– O uso indiscriminado de recursos minerais, já que são necessários 3,7 l de água para produzir um cigarro.

– A geração de lixo. São 4,5 trilhões de “bitucas” de cigarro poluindo o meio ambiente, sem falar no lixo eletrônico dos “pods” descartáveis.

Referências

Banks E, Yazidjoglou A, Brown S, Nguyen M, Martin M, Beckwith K, Daluwatta A, Campbell S, Joshy G. Electronic cigarettes and health outcomes: systematic review of global evidence. Report for the Australian Department of Health. National Centre for Epidemiology and Population Health, Canberra: April 2022.

Organização Mundial da Saúde. World No Tobacco Day. Disponível em: https://www.who.int/campaigns/world-no-tobacco-day/2022. Acesso em 29 abr 2022.

Sociedade Brasileira de Pneumologia. SBPT, AMB, CFM e Sociedades Médicas alertam sobre as consequências do uso de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs). 9 mai 2022. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/sociedades-medicas-alertam-sobre-cigarro-eletronico/

Sociedade Brasileira de Pneumologia. Comissão de Tabagismo da SBPT vai à mídia orientar sobre os riscos do cigarro eletrônico para a saúde. 14 abr 2022. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/cigarro-eletronico-midia-abril-2022/

Sociedade Brasileira de Pneumologia. Posicionamento da SBPT sobre os Dispositivos Eletrônicos Para Fumar (DEFs). 7 abr 2022. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/dispositivos-eletronicos-para-fumar/