Fechar

Busca no site:

Dia Mundial do Sono: o papel do pneumologista e o manejo domiciliar da apneia obstrutiva do sono

Na terceira sexta-feira do mês de março (18/03/2022), se comemora o Dia Mundial do Sono. O pneumologista é um dos especialistas mais envolvidos com a Medicina do Sono, por isso, todos os anos, divulgamos fatos e novidades sobre sono e qualidade de vida.

A apneia obstrutiva do sono (AOS) está entre os distúrbios do sono mais frequentes e a tendência é que haja aumento de casos de AOS, por causa do envelhecimento da população brasileira e do aumento da obesidade.

O diagnóstico domiciliar tem ganhado espaço entre os pneumologistas, especialmente no sistema público de saúde, na tentativa de diminuir o subdiagnóstico da doença. Estima-se que pelo menos 33% dos adultos da cidade de São Paulo tenham AOS (Sleep Med, 2010).

Além disso, a simplificação do diagnóstico pode ajudar a contornar o problema da falta de leitos disponíveis e reduzir custos¹. Entretanto, a polissonografia laboratorial ainda é o padrão ouro para o diagnóstico da AOS.

Desde 1994, há quatro tipos de exames que auxiliam no diagnóstico da apneia obstrutiva do sono:

– 1: polissonografia completa em laboratório, com supervisão (com pelo menos sete canais).

– 2: polissonografia completa, domiciliar (sem supervisão).

– 3: poligrafia cardiorrespiratória, domiciliar (com pelo menos 4 canais).

– 4: oximetria periférica, estando indicada para triagem, não sendo, no momento, um método de diagnóstico isolado.

“Além de reduzir custos, a poligrafia domiciliar (tipo 3) registra um sono mais habitual e confortável para o paciente e tem menor tempo de espera para realização do exame. Porém, só pode ser realizada em indivíduos de alto risco para AOS e sem comorbidade significativa”, destaca o Dr. Ricardo Duarte, Coordenador do Departamento de Distúrbios Respiratórios do Sono da SBPT.

Os pneumologistas estão aptos para investigar, diagnosticar, titular e tratar os pacientes com distúrbios respiratórios do sono.

O principal tratamento para indivíduos com AOS moderada/grave é o uso da pressão positiva continua nas vias aéreas (CPAP). Em relação à adesão ao tratamento com o CPAP, estudos demonstram que a taxa é similar, independente do diagnóstico ser no domicílio ou no laboratório.

Sobre o tratamento, os pneumologistas lembram que a comunicação com o paciente é essencial para aumentar a adesão ao CPAP, sendo que o uso regular do CPAP propicia melhoria importante da qualidade de vida e redução de mortalidade.

 

Referência

¹Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Encontros Virtuais SBPT – Manejo domiciliar da apneia obstrutiva do sono. 8 jul 2021. Disponível em: https://youtu.be/swjhYye3oJw.