Em 25 de setembro é comemorado o Dia do Pulmão, data proposta pelo Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS) para promover a saúde pulmonar globalmente.
No contexto de pandemia, cuidar dos pulmões é mais importante do que nunca. Mas, como mantê-los saudáveis para evitar doenças respiratórias?
O Dia do Pulmão 2021 foca nas seguintes medidas de prevenção: não fumar; proteger seus pulmões por meio da vacinação; respirar ar limpo e praticar exercícios físicos regularmente.
Diga “não” ao tabaco
O tabagismo causa 8 milhões de mortes todos os anos e representa uma das principais causas de doenças pulmonares.
A fumaça do cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas e muitas delas causam câncer.
Portanto, parar de fumar é a melhor maneira de cuidar da saúde, não apenas dos pulmões, mas do corpo como um todo.
Largar o cigarro tem potencial de reverter o dano aos pulmões causado pelo tabagismo, mas não totalmente. Quanto mais cedo a pessoa parar de fumar, maior é a chance de prevenir doenças pulmonares crônicas, que são irreversíveis uma vez que se desenvolvem.
Os benefícios da cessação são imediatos. Depois de apenas 20 minutos sem fumar, os batimentos cardíacos voltam ao normal. Em 12h, os níveis de monóxido de carbono no sangue diminuem. Entre 2 a 12 semanas depois, a circulação sanguínea e a função pulmonar melhoram.
De 1 a 9 meses depois, a tosse e a falta de fôlego diminuem. Entre 5 a 15 anos depois, o risco de infarto é igual ao de alguém que nunca fumou. Em 10 anos, o risco de óbito por câncer de pulmão cai pela metade. Dentro de 15 anos, o risco de ter doenças cardíacas é igual ao de um não fumante.
Materiais que podem ajudar quem está tentando parar:
- Mais de 100 motivos para parar de fumar – Organização Mundial de Saúde (OMS) – em inglês.
- Suporte via WhatsApp da OMS – em inglês.
Diga não ao vape
O vaporizador utiliza um sistema eletrônico para a inalação de nicotina, canabinóides (natural ou formas sintéticas da maconha) e outros compostos e drogas.
As evidências científicas apontam que a nicotina inalada por meio de cigarros eletrônicos danifica o tecido pulmonar e pode reduzir a capacidade natural de resistência às infecções e ao câncer.
Leia conteúdos sobre o assunto (em inglês):
Proteja seus pulmões por meio da vacinação
As vacinas salvam milhares de vidas todos os anos. A imunização é eficaz para preparar e “treinar” o sistema imunitário para reconhecer e combater vírus e bactérias. Assim, se o corpo for exposto a microrganismos indesejados, estará pronto para destruí-los e evitar o adoecimento.
Vacinar-se é essencial para prevenir infecções
Pneumonia causada pelo pneumococo, Covid-19, influenza e coqueluche são exemplos de doenças infecciosas que podem ser prevenidas com a vacinação.
Vacinar-se também impede que essas infecções se alastrem e contaminem outras pessoas.
Pacientes com doenças pulmonares e doenças crônicas são mais vulneráveis às infecções respiratórias. Por isso, a imunização é tão importante na prevenção dessas infecções.
Leia mais sobre as vacinas (em inglês):
E mesmo vacinado, continue a usar máscara. Proteja você e os outros, seja consciente, a Pandemia ainda não acabou.
Respire ar puro
A poluição atmosférica mata cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos. Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 9 entre 10 pessoas respiram altos níveis de poluentes globalmente.
A poluição do ar tem um impacto negativo para a saúde de todos sem distinção, desde a gestação até a velhice.
Cuide dos seus pulmões: defenda políticas que contribuam para a melhora da qualidade do ar.
Materiais que podem ajudar (em inglês):
- Quiz sobre saúde respiratória e poluição.
- Veja como está a qualidade do ar em mais de 4.000 cidades.
- Saiba os benefícios de respirar ar puro diante da pandemia de Covid-19.
Pratique exercício físico regularmente
Fazer atividade física melhora a qualidade de vida de pessoas saudáveis e de pacientes com doenças pulmonares. As pessoas costumam associar a p´ratica de atividade física ao emagrecimento, à saúde do coração e redução do risco de diabetes, por exemplo, mas exercitar-se também beneficia os pulmões.
Quando nos exercitamos, o coração bate mais forte e o pulmão é mais recrutado, porque os músculos precisam de energia para trabalhar. Os pulmões aumentam a atividade para entregar mais oxigênio, enquanto expelem maior quantidade de dióxido de carbono. Adicionalmente, a caixa torácica se expande, prevenindo a compressão das vias aéres inferiores.
É recomendado procurar um médico, educador físico ou fisioterapeuta antes de alterar a intensidade dos exercícios, com o objetivo de se assegurar de que seus planos estejam alinhados com a sua capacidade física. Os programas de atividade física levam em conta o tempo que cada organismo leva para se adaptar às mudanças.
Materiais que podem ajudar (em inglês):
- Dicas para se exercitar mesmo se tem alguma doença respiratória.
- Série de vídeos para se exercitar em casa.
Para contribuir com o Dia Mundial do Pulmão, compartilhe essas informações e utilize a tag #WorldLungDay nas mídias sociais!