Fechar

Busca no site:

Dia Mundial da Pneumonia é lembrado em 12 de novembro

O SUS registra, anualmente, mais de 600 mil internações por Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e Influenza.

De acordo com o DATASUS, no Brasil, houve 44.523 mortes por pneumonia de janeiro a agosto de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 31.027 óbitos. Por que uma doença que pode ser prevenida e tratada ainda causa tantas mortes?

No dia 12 de novembro, a Organização Mundial da Saúde nos convida a refletir sobre isso e transmitir informações que ajudem a melhorar esses índices.

Nas imagens de campanha da SBPT, alertamos que cada minuto que o paciente com pneumonia passa sem o antibiótico pode ser decisivo para a mortalidade. Portanto, é necessário orientar as pessoas a procurarem a emergência se observar sintomas semelhantes aos de uma gripe forte que não sara, é necessário procurar o atendimento de emergência para fazer o diagnóstico. Esperar por uma consulta pode prejudicar o sucesso do tratamento.

A campanha alerta, ainda, que o cuidado com a pneumonia deve ser maior nos extremos de idade (idosos e crianças) e para quem tem o sistema imunológico mais comprometido. Pacientes que fazem uso de corticoide em altas doses ou há muito tempo, por exemplo, devem ser avaliados. A atenção deve ser redobrada também para quem tem comorbidades, como a diabetes.

Fonte: Guia de Imunizações 2018-2019 – SBIm e SBPT. Para mais informações sobre a vacina da pneumonia, consulte este guia.

Para ajudar a passar as informações adiante, compartilhe as imagens na sua rede e marque @pneumosbpt:

Consulte também os materiais do Dia Mundial da Pneumonia 2021.