Fechar

Busca no site:

Dia Internacional da Mulher: investindo nas mulheres para acelerar o progresso

Neste Dia Internacional da Mulher, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) celebra as conquistas das mulheres e destaca a importância da igualdade de gênero na construção de um futuro mais justo, saudável e sustentável.

Para 2024, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas – “Investindo nas Mulheres: Acelerar o Progresso” – ressoa profundamente no contexto da saúde, onde as mulheres assumem um importante papel como profissionais, cuidadoras e agentes de mudança.

Segundo a Demografia Médica no Brasil 2023, realizada pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, a projeção para 2024 é de que 50,2% do total de médicos no país sejam mulheres. Na pneumologia, as mulheres já são maioria há algum tempo e representam 51,8% do quantitativo de profissionais na especialidade.

O estudo também demonstrou desigualdade de renda entre os gêneros. Conforme dados obtidos por meio de declarações junto à Receita Federal referente ao ano-base de 2020, as médicas brasileiras declaram rendimento médio anual 36,3% inferior que os profissionais do sexo masculino.

Já o relatório da Women in Global Health intitulado “A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global” aborda o “Paradoxo XX”: apesar das mulheres corresponderem a 70% dos profissionais da linha de frente na área da saúde, elas representam apenas 25% dos cargos de liderança.

Além disso, metade deste quantitativo advém de trabalhos não remunerados, nos quais mais de 6 milhões de mulheres dedicam seu tempo e expertise como profissionais de saúde comunitária, sem receber a devida retribuição financeira.

Nesse sentido, a SBPT se une à comunidade global neste Dia Internacional da Mulher, reconhecendo a força e o impacto das mulheres na área da saúde respiratória e reafirmando seu compromisso com a construção de um futuro onde elas sejam plenamente valorizadas e recompensadas por suas inestimáveis contribuições.

A luta por reconhecimento e igualdade de oportunidades é fundamental para garantir um sistema de saúde mais justo e eficiente.

Referências

Demografia Médica no Brasil 2023

Lançada a Demografia Médica no Brasil 2023

Women in Global Health – “A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global”

Home