Fechar

Busca no site:

ABRAMEDE e SBPT apresentam Curso de Ultrassonografia POCUS (Point Of Care Ultrasound)

A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) firmaram uma parceria para realizar o Curso Nacional de Ultrassom, com foco em treinamento prático.

A capacitação será oferecida em 11 e 12/02/2022, no Novotel Jaraguá, em São Paulo (SP). As vagas são limitadas.

“Atualmente, Ultrassonografia POCUS (Point Of Care Ultrasound) é considerado uma importante ferramenta propedêutica que complementa o exame físico. O procedimento traz impacto na tomada de decisões não somente no manejo do doente crítico na ambulância, na sala de emergência e em unidades de terapia intensiva, mas também em cenários ambulatoriais. O POCUS também pode ser utilizado para guiar procedimentos, garantindo maior segurança aos pacientes”, afirma a Diretora Científica da SBPT, dra. Jaquelina Ota Arakaki.

“A ultrassonografia veio para ficar nesses tempos modernos, porque é uma ferramenta que tem mais precisão do que a própria ausculta ou a radiografia, e é de fácil uso beira leito. Nós vamos usar neste curso alguns equipamentos novos que estão chegando no Brasil, que são muito aplicáveis pelo tamanho e por questões de custos, tanto nos leitos como em consultórios”, explica o Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), dr. Hélio Penna Guimarães.

Além da abordagem teórica sobre os princípios da ultrassonografia, serão abordados temas sobre o uso do POCUS na avaliação da insuficiência respiratória aguda, do choque, da trombose venosa profunda, entre outras situações clínicas. Haverá sessões práticas nos diferentes cenários clínicos, além do uso do POCUS em procedimentos como o acesso venoso central e toracocentese.

Veja a programação e faça a sua inscrição


Imagem: Technology photo created by peoplecreations – www.freepik.com